Denúncia do MP paulista contra Lula vai para Sérgio Moro; aumenta a chance de petista virar ministro

lula_1015

A juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal do Fórum da Barra Funda, Zona Oeste da capital paulista, decidiu nesta segunda-feira (14) encaminhar à Justiça Federal a denúncia contra o ex-presidente Lula no caso do apartamento triplex em Guarujá, em edifício cujas obras foram iniciadas pela falida Bancoop e finalizadas pela OAS, empreiteira investigada na Operação Lava-Jato.

Na última semana, o Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica contra Lula e Marisa Letícia, além de outros crimes imputados a mais quatorze acusados de envolvimento no escândalo da Bancoop. Os promotores paulistas pediram no documento a prisão preventiva de Lula.

“Como consequência lógica pela declinação da competência, absoluta, deixo de analisar os pedidos de cautelares formulados na denúncia, bem como o pedido de prisão preventiva, entendendo que não há urgência que justifique a análise por este Juízo, até porque os requerimentos já foram todos divulgados publicamente pelo próprio MPSP, sendo de conhecimento inclusive dos indiciados”, destacou a juíza Maria Priscilla Oliveira em sua decisão.


A magistrada também enfatizou que “o pretendido nestes autos, no que tange às acusações de prática de delitos chamados de ‘Lavagem de Dinheiro’, é trazer para o âmbito estadual algo que já é objeto de apuração e processamento pelo Juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR e pelo MPF, pelo que é inegável a conexão, com interesse probatório entre ambas as demandas, havendo vínculo dos delitos por sua estreita relação”.

Isso significa que a partir de agora o caso envolvendo Lula e o triplex praiano ficará sob a responsabilidade do juiz Sérgio Moro, responsável, na primeira instância, pelos processos de correntes da Operação Lava-Jato.

Esse novo cenário em que aterrissa o caso do apartamento em Guarujá pode criar uma situação dúbia em relação à possibilidade de Lula assumir posto no governo de Dilma Rousseff na condição de ministro de Estado. Se aceitar o convite feito pela petista, Lula deixará sua mulher e filho (Fábio Luís Lula da Silva) nas mãos de Moro. Sem contar que assumindo como ministro Lula fará uma confissão antecipada de culpa.

apoio_04