Protesto na Paulista: se número do Datafolha é verdadeiro, tiragem da Folha é mentirosa

protesto_1003

No protesto que tomou a Avenida Paulista, em São Paulo, ao longo de 26 quarteirões, o que mais se ouvia, além dos gritos de “fora Dilma” e “fora PT”, entre outros, era a dúvida sobre qual seria o número de participantes de acordo com o Datafolha, instituto de pesquisa pertencente ao grupo Folha e que insiste em defender – ás vezes escancaradamente, às vezes de maneira camuflada – o mais corrupto governo da história nacional.

Se a praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, acolheu 1 milhão de manifestantes, sem que o Datafolha tivesse contestado o número, é impossível que apenas 500 mil pessoas tivessem ocupado a mais paulista das avenidas. Alguns chegaram a afirmar que 3 milhões de manifestantes estiveram na Avenida Paulista, local do maior protesto do domingo (13), mas o UCHO.INFO prefere ser conservador e ficar com a estimativa da Polícia Militar, que calculou em 1,5 milhão o número de pessoas que participaram do ato contra o governo do PT e pelo fim da corrupção.

Alguns organizadores da manifestação chegaram a divulgar que 3 milhões de pessoas estiveram na Avenida Paulista para cobrar a imediata saída de Dilma Rousseff, enquanto a Rádio Jovem Pan afirmou que esse contingente chegou a 2,5 milhões de manifestantes, mas, como mencionado acima, preferimos adotar a parcimônia na avaliação.


Considerando que 1,5 milhões de paulistanos protestaram contra o atual estado de coisas, o Palácio do Planalto deveria ter estreado esta segunda-feira (14) com as “barbas de molho”. Afinal, na esquerda tupiniquim sobram barbudinhos. Fosse coerente, Dilma já estaria, a essa altura, arrumando as gavetas da escrivaninha, pois é inevitável a sua saída, a qual deveria ocorrer com celeridade como forma de não aprofundar ainda mais a crise múltipla que devora o Brasil, a qual é desprovida de qualquer possibilidade de reversão no curto prazo.

Outro detalhe absurdo apontado pelo Datafolha foi o perfil elitista dos manifestantes. De acordo com o instituto do grupo Folha, os manifestantes que compareceram à Avenida Paulista têm alta renda. É preciso saber onde aconteceu essa manifestação avaliada pelo Datafolha, pois o UCHO.INFO acompanhou o protesto quase até o final e não foi essa a nossa avaliação. Ao contrário do que aponta o Datafolha, havia na Avenida Paulista pessoas de todas as idades e classe sociais, o que confirma a insatisfação do brasileiro em relação ao desgoverno petista da ”companheira” Dilma Rousseff e seu bando.

No caso de os números do Datafolha sobre o protesto realizado no domingo e que ocupou toda extensão da Paulista e se estendeu para ruas paralelas e transversais, o que derruba a tese do instituo de pesquisa, a tiragem do jornal “Folha de S. Paulo” não deve ser levada a sério. O UCHO.INFO deixa aqui uma sugestão para contraprova dos resultados divulgados pelo instituto. Que todos os assinantes da Folha que compareceram ao protesto na Avenida Paulista cancelem suas assinaturas do jornal paulistano. Quem sabe o Datafolha aprende a fazer contas.

apoio_04