União Europeia e Cuba assinam tratado histórico para normalizar relações

federica_mogherini_1001

Na sexta-feira (11), a União Europeia (UE) e Cuba assinaram, em Havana, um acordo de diálogo político e cooperação. Este acordo se dá após anos de negociações para normalizar as relações bilaterais. Agora, o texto será submetido a consultas pelas duas partes envolvidas antes de ser ratificado.

Em visita a Cuba, a chefe da diplomacia europeia, a italiana Federica Mogherini (à esquerda na foto), disse que “hoje é um dia histórico para nossa relação bilateral”.

Os debates sobre a normalização das relações entre o bloco regional e a ilha se iniciaram em 2014, quando teve fim a chamada “posição comum”. A medida, acordada em 1996, fechava as portas para o diálogo caso não fossem registrados avanços na defesa dos direitos humanos e das liberdades individuais na ilha caribenha.


A UE anunciou, além da assinatura do acordo, que destinará uma verba adicional de 10 milhões de euros para o desenvolvimento de Cuba, parte de um orçamento de 50 milhões de euros destinados à ilha para o período 2014-2020.

O Comissário europeu de Desenvolvimento, Neven Mimica, que está em Havana, declarou que uma fração dessa verba integra o projeto europeu de “bases ambientais para a sustentabilidade alimentar local”, que procura “reduzir a vulnerabilidade do setor agrícola” pela mudança climática através do fornecimento de ferramentas e de conhecimento aos produtores.

A União Europeia apoia as reformas econômicas lançadas por Raúl Castro, para “atualizar o regime”. O bloco europeu é o segundo maior parceiro comercial de Cuba e seu maior investidor estrangeiro.

apoio_04