Terrorismo: aeroporto de Amsterdã é evacuado após alerta de “situação suspeita”

amsterdam_schiphol_1001

Segundo informações da polícia holandesa, na noite de terça-feira (12) o Aeroporto Schiphol, de Amsterdã, foi evacuado parcialmente durante quatro horas após um alerta e a prisão de um suspeito. “Um homem foi detido na praça situada diante da entrada principal da área comercial do aeroporto”, disse o porta-voz da polícia militar, Alfred Ellwanger, afirmando que “especialistas em explosivos” revistaram a bagagem do detido.

O alerta foi acionado após a polícia receber um telefonema sobre uma “situação suspeita”, por volta das 21h30 (16h30 de Brasília). De acordo com outra porta-voz, Danielle Timmer, “a polícia evacuou parte da área comercial do aeroporto e o vizinho hotel Sheraton…”.

Imagens da TV holandesa mostraram policiais fortemente armados na zona do aeroporto, que está em alerta desde os ataques de 22 de março, em Bruxelas.

Ainda não se sabe o que está por trás do alerta, já que o esquadrão antibombas não encontrou nada suspeito na bagagem do homem suspeito. A investigação prossegue, conforme a polícia, que não revelou a identidade do suspeito.


Nenhum voo foi afetado e os trens chegavam normalmente à estação subterrânea do aeroporto. A conta do aeroporto no Twitter informou que “o tráfico aéreo não foi afetado” e que “todas as zonas” do terminal “estão acessíveis novamente”.

Schiphol está situado a 16 km de Amsterdã, capital holandesa, e é um dos aeroportos de maior movimento da Europa, com cerca de 50 milhões de passageiros ao ano.

Após os ataques em Bruxelas, que deixaram 32 mortos em março, o governo holandês aumentou a segurança nas estações e aeroportos do país, além de reforçar o controle na fronteira com a Bélgica.

No início deste mês, a polícia holandesa anunciou ter descoberto 45 quilos de munições em uma residência de Rotterdam, onde um francês de 32 anos, Anis Bahri, suspeito de preparar um atentado, foi detido no final de março a pedido das autoridades francesas.

O aeroporto foi declarado seguro novamente por volta de 01h30 (20h30 Brasília).

apoio_04