Após não enviar balanço de 2014 auditado, Eletrobras tem negociação de papéis suspensa na Bolsa de NY

nyse_1001

Nesta quarta-feira (18), a Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) suspendeu a negociação dos papéis da Eletrobras, após a estatal brasileira comunicar na véspera que não entregaria às autoridades dos Estados Unidos o balanço auditado referente a 2014.

O impasse ocorre porque a KPMG, empresa de auditoria que tem de aprovar o balanço financeiro da estatal antes de o mesmo ser enviado aos EUA, se recusa a assinar o documento porque os dados não mensuram o dano causado à estatal por irregularidades investigadas pela Operação Lava-Jato.

“Nós entregamos todo o material de investigação interna ao auditor, mas foi bem em cima da hora e provavelmente o auditor contratado vai reprovar e pedir mais tempo”, declarou à Reuters uma fonte da empresa. “Isso porque, a cada apuração feita, se encontram possíveis novos indícios de irregularidades que estimulam novas investigações”, acrescentou.

Segundo a estatal, não há chance de nova extensão de prazo pela NYSE, deve suspender a autorização para negociação dos American Deposit Receipts (ADRs) da companhia, enquanto corre o processo de “deslistagem”.

“Deixar de ter os ADRs negociados sem dúvida não é positivo para a imagem da empresa, mas queremos ir a fundo nos malfeitos”, afirmou a fonte da estatal.

Na nota enviada à Security Exchange Comission (SEC) – equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – na véspera, a Eletrobras destacou que pretendia apresentar recursos e que estava trabalhando para permitir que os ADRs pudessem ser negociados no mercado de balcão.

No documento, a Eletrobras informa que, durante o processo de suspensão, os titulares dos papéis (ADs EBR e EBR-B) poderão pedir junto ao Banco Depositário de ADS da companhia, JP Morgan, o cancelamento de seus títulos ou a sua migração para ações ordinárias (ELET3) e preferenciais B (ELET6) correspondentes, que são negociadas, no Brasil, junto à Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBovespa.


Um pouco antes, durante evento no Rio de Janeiro, o ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, já havia admitido que seria “pouco provável” que o balanço fosse apresentado ainda nesta quarta-feira, mas que faria “todo esforço possível” para que a investigação fosse concluída o mais rápido possível.

“Falei com o presidente [José da] Costa hoje de manhã. Evidentemente, o prazo se expira no dia de hoje é pouco provável que ela consiga apresentar o balanço até o final do dia. A partir de amanhã, as ações serão suspensas de negociação. A Eletrobras vai encaminhar o recurso à bolsa de Nova York, que deve ser julgado em até três meses. Nesse período, nós vamos fazer todo o esforço possível para que a investigação possa ser concluída, e que dê conforto à auditoria independente para poder assinar o balanço e a gente, no recurso pleiteado, tentar voltar com as negociações antes de iniciar o processo de deslistagem”, declarou no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), no Rio de Janeiro.

Na última segunda-feira (16), o ministro do Planejamento, Romero Jucá, já havia reconhecido que não seria possível solucionar o impasse da Eletrobras em tão pouco tempo.

A suspensão de contratos de construção e montagem eletromecânica na obra da usina de Angra 3, devido a investigações da Operação Lava Jato, que aponta suposta propina em licitações do empreendimento, é um dos fatores que impactam os resultados da Eletrobras.

Na ocasião, Jucá afirmou que o governo faria cobranças da empresa de auditoria para que a questão fosse solucionada. “Não é um quadro tranquilo, mas existem providências no âmbito do governo que serão tomadas e eu espero que isso possa resultar em solução a médio prazo, dentro de poucos meses”, disse em Brasília, sem detalhar as medidas.

Apesar de não haver uma solução até esta quarta-feira, o ministro afirmou apostar que essas providências poderiam ser tomadas depois disso. “Até o dia 18 não dá para reverter, mas entre o dia 18 e a discussão final da questão do descredenciamento há um prazo em que podem ser tomadas providências que podem equilibrar a questão. Então vamos focar na busca de soluções”, concluiu.

apoio_04