Jovem sequestrada pelos terroristas do Boko Haram é encontrada em floresta da Nigéria

boko_haram_1002

Uma das 219 meninas raptadas há mais de dois anos pela milícia terrorista Boko Haram, em escola do vilarejo nigeriano de Chibok, foi encontrada na terça-feira (17). Amina Ali Nkeni, de 19 anos, foi localizada por um grupo de vigilantes civis na floresta de Sambisa, no estado de Borno, próximo à fronteira com Camarões.

O tio da jovem disse que ela “passa bem”, apesar de afirmar de estar grávida e traumatizada com os acontecimentos. Ele disse que Amina foi levada para Chibok, onde reencontrou a mãe. O pai morreu enquanto ela estava nas mãos da milícia islamista, que ocupa boa parte do território do nordeste da Nigéria e promove o terror a reboque de ações terroristas semelhantes às do “Estado Islâmico”, que serve de referência para o grupo africano.

Em abril do ano passado, cerca de 300 estudantes foram raptadas pelos extremistas em Chibok, a cerca de 100 quilômetros da floresta de Sambisa. Várias conseguiram fugir, mas 219 permaneciam sob o poder dos terroristas. O paradeiro das demais 218 jovens ainda é desconhecido.


Uma campanha internacional pela libertação das jovens foi deflagrada. A hashtag #bringbackourgirls (“tragam de volta nossas meninas”) foi amplamente divulgada nas redes sociais.

Amina é a primeira das 219 meninas a ser recuperada. Um líder comunitário local afirmou que outras jovens do grupo, que ficou conhecido mundialmente como “as meninas de Chibok”, podem também ter sido resgatadas pelos soldados que combatem o Boko Haram na floresta de Sambisa. Contudo, não há ainda confirmação desse eventual resgate.

A insurgência do Boko Haram no nordeste da Nigéria já dura seis anos. Inicialmente, eles se revoltaram contra o Estado corrupto, mas seus objetivos são cada vez mais indefinidos. Milhares de aldeões foram mortos em ataques e atentados, sejam cristãos, sejam muçulmanos.

apoio_04