Rio-2016: EUA declaram que não mandarão boxeadores profissionais para os Jogos Olímpicos

boxe_1001

Na quinta-feira (2), a USA Boxing, entidade que coordena o boxe olímpico norte-americano e é subordinada ao Comitê Olímpico dos Estados Unidos (USOC), anunciou que o país não enviará boxeadores profissionais aos Jogos do Rio-2016.

Segundo o comunicado divulgado pela entidade esportiva, a federação não achou justo ignorar o processo de seleção de boxeadores amadores feito nos últimos anos e incluir profissionais “de última hora”.

“A USA Boxing aprecia os esforços da Aiba [Associação Internacional de Boxe Amador] para fazer evoluir o boxe internacional, e reconhecemos que a admissão de boxeadores profissionais é um desenvolvimento inevitável”, ressalta a nota.


“Contudo, a seleção olímpica do boxe norte-americano, da qual nossos atletas amadores dependeram nos últimos dois anos, nos impede de fazer mudanças no último minuto que seriam necessárias para convidar os profissionais a competir”, reforça o documento.

Ainda faltam ainda dois torneios pré-olímpicos que definirão vagas para pugilistas na Rio-2016, que acontecerão em junho e julho. Os boxeadores norte-americanos que competirão nesses torneios já estão definidos.

A Aiba aprovou na última quarta-feira a participação de boxeadores profissionais nas Olimpíadas do Rio. A USA Boxing foi uma das quatro entidades que se abstiveram na decisão, que teve 88 votos a favor e nenhum contra.

apoio_04