Alvo de investigações por suspeita de corrupção e outros crimes, Gleisi culpa o setor privado pela crise

gleisi_hoffmann_1014

A senadora Gleisi Helena Hoffmann (PT-PR) já não se preocupa com o fato de ter a desfaçatez como marca registrada. Denunciada por seis delatores do Petrolão, indiciada por corrupção passiva, suspeita de ter se beneficiado de um esquema que lesou servidores federais aposentados em R$ 100 milhões, Gleisi resolveu culpar o setor privado pela crise que atinge o País e tira o sono dos cidadãos de bem.

Na acusação feita na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE), Gleisi culpou o setor privado pela crise vivida atualmente no Brasil. A colocação da petista, que preside o colegiado, provocou protestos dos senadores que acompanham a sabatina dos diretores do Banco Central na manhã de terça-feira (5). O senador Ivo Cassol (PP-RO) foi incisivo na resposta. “É injustiça querer culpar o setor produtivo pela incompetência (do governo)”, disse.

Segundo Gleisi, a crise de 2008 foi provocada pelo setor privado e foi internalizada pelo Estado. “O aumento da taxa de juros brasileira está intimamente ligado a isso. Internalizamos uma crise do setor privado, do setor financeiro. E aí vira discurso que temos que fazer austeridade fiscal, tirar de políticas públicas para dar dinheiro ao setor privado e pagar serviço da dívida”, criticou a senadora petista, que em seguida deixou a mesa para participar da Comissão Especial do Impeachment, onde integra a tropa de choque da presidente afastada.


Outros senadores, inclusive Cassol, discordaram de Gleisi e teve início um breve bate-boca. Em seguida, Ivo Cassol declarou voto favorável aos diretores, mas advertiu que esperava que honrassem o seu voto de confiança.

“Defendo taxa de juros baixa. Não entendo por que isso não funciona no Brasil”, disse o senador. Ele foi enfático ao dizer que os diretores do BC não podem “vestir a camiseta dos bancos”, ou ele “desceria o cacete”. “Aqui não tem moleza.”

Protagonistas do maior esquema de corrupção da história, culpados pela mais impressionante tragédia econômica de todos os tempos no País e responsáveis por saquear as estatais, os petistas resolveram culpar o setor privado pela crise. Parece humor negro ou brincadeira sinistra, mas é apenas o PT, com seu cortejo de sandices, na voz de sua musa (sic) maior.

apoio_04