Na esteira do Brexit, libra esterlina atinge menor patamar em trinta anos

libra_1001

O Reino Unido começa a experimentar os efeitos colaterais da decisão de deixar a União Europeia. Em meio à incerteza econômica gerada pelo Brexit, a libra esterlina ficou abaixo de US$ 1,30 pela primeira vez desde 1985. A moeda atingiu a marca de US$ 1,27 na manhã desta quarta-feira (6) – cerca de 15% a menos que a cotação registrada antes do referendo realizado no último dia 23 de junho.

O diretor do Banco da Inglaterra (Banco Central), Mark Carney, havia advertido na terça-feira sobre os riscos da decisão a favor da saída do Reino Unido da UE para a estabilidade financeira e previsto um enfraquecimento considerável do crescimento econômico do país. Segundo Carney, alguns desses riscos já começaram a se cristalizar.

Para assegurar aos mercados de que evitaria uma repetição da crise financeira de 2007 e 2008, o Banco da Inglaterra liberou mais capital para empréstimos a empresas e famílias, mas não conseguiu impedir que investidores vendessem libra.


Após o referendo do Brexit, os mercados financeiros foram tomados por uma onda de incerteza, com investidores recorrendo à segurança da divisa americana diante da iminente saída britânica da UE. É o dólar que sente com mais força a aversão dos investidores ao risco.

É importante ressaltar que o Reino Unido não tem uma indústria pujante, o que explica o desejo das autoridades locais de manter um acordo comercial com o bloco econômico europeu.

A incerteza política também aumentou no país depois que duas figuras-chave da campanha pelo Brexit saíram de cena após o referendo. O ex-prefeito de Londres Boris Johnson anunciou na semana passada que não apresentaria sua candidatura à liderança do Partido Conservador e ao cargo de primeiro-ministro, como sucessor de David Cameron. O eurodeputado Nigel Farage, por sua vez, renunciou à liderança do Partido da Independência do Reino Unido (Ukip).

Em relação ao iene, na manhã desta quarta-feira a libra ficou abaixo da marca de 131,00 pela primeira vez desde 2012. Já a moeda comum europeia alcançou o maior valor em relação à britânica dos últimos dois anos e meio, com um euro valendo 0,85 libra.

apoio_04