Por apoio ao neotucano João Doria, governador Geraldo Alckmin negocia cargos com partidos

joao_doria_1002

Segundo interlocutores, Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, negocia cargos em sua gestão para garantir apoios à campanha de João Doria à Prefeitura de São Paulo pelo PSDB.

O governador manifestou que daria uma secretaria para o PV, uma para o PP e outra possivelmente para o PHS, que contemplaria diferentes partidos menores como o PMB, o qual inclusive teria sido sondado para indicar um secretário-adjunto de alguma pasta.

Contando PPS e PSB, aliados ao governo estadual, Alckmin também fechou uma coligação que garantirá pelo menos 20 minutos de tempo de TV a Doria. O PSDB ainda negocia com o PSC e o DEM.

Vale destacar que a campanha à reeleição do prefeito Fernando Haddad (PT) calcula ter cerca de 21 minutos de tempo de TV no horário eleitoral gratuito. Ele deve formalizar até o fim do mês os apoios de PDT, PC do B, PR e Pros.

Desta forma, o peessedebista evitou que PMB ou PV ficassem com o PSD do vereador Andrea Matarazzo ou com o PMDB da senadora Marta Suplicy, ambos pré-candidatos à prefeitura.

De acordo com cálculos de pessoas próximas a Alckmin, a polarização é vista como positiva para o governador.


Ao tornar Doria, nome antes dado como fraco, um candidato forte, não apenas Alckmin demonstra força dentro do PSDB, como começa a desenhar a coligação de sua provável candidatura à Presidência nas próximas eleições, em 2018.

Ao mesmo tempo, o governador mantém em sua gestão o Solidariedade e o PTB de Campos Machado, que negocia com outras candidaturas, no intuito de mantê-los aliados em 2018.

Oficialmente, o governo e Doria negam trocar cargos por alianças. O pré-candidato diz que se coliga por questão “programática”. Alckmin, em nota, disse que “não existe qualquer relação entre a administração pública e a lógica eleitoral. A escolha de secretários obedece única e exclusivamente a critérios técnicos voltados ao interesse público”.

Na prática, Alckmin sinalizou que o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, assumiria a Cultura, o presidente estadual do PHS, Laércio Benko, ficaria com Turismo e Ricardo Salles, seu ex-secretário particular, com o Meio Ambiente pelo PP. Há ainda expectativa de que a legenda fique com o Detran.

O presidente estadual do PMB, Jaime Fusco, poderia ser o adjunto no Turismo. Pesa contra ele o fato de ter atuação no Rio, advogado de traficantes como Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem da Rocinha, e ser um homem representando o Partido da Mulher Brasileira.

Como todas as movimentações do governo geraram barulho, é possível que Alckmin reformule a distribuição.

apoio_04