Mais de 100 pessoas fogem por dia da Venezuela para a Colômbia; principais pedidos são na área da saúde

nicolas_maduro_1002

Na segunda-feira (1º), fontes oficiais da Colômbia afirmaram que mais de 100 pessoas chegam diariamente à cidade colombiana de Barranquilla fugindo da crise social, econômica e política que assola a Venezuela.

Segundo o procurador municipal de Barranquilla, Jaime San Juan Pugliese, a maioria das famílias que chega à capital do Departamento (Estado) de Atlántico é formada por colombianos que tiveram seus filhos na Venezuela.

“Desde o início de julho, em média, a cada dia são 25 núcleos familiares que se apresentam pela primeira vez à procuradoria para solicitar ajuda e assessoria”, ressaltou Pugliese. O funcionário ainda declarou que as pessoas que procuram a entidade pedem ajuda para atender principalmente suas necessidades em saúde.


É importante lembrar que, em agosto do ano passado, o presidente venezuelano Nicolás Maduro ordenou o fechamento da passagem entre o Departamento de Norte de Santander e o Estado de Táchira. Posteriormente, o tiranete bolivariano estendeu a medida aos outros pontos comuns da extensa fronteira entre os dois países como parte de uma campanha contra o narcotráfico e paramilitares.

A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, confirmou na semana passada que se reunirá na próxima quinta-feira, em um lugar ainda não definido, com sua homóloga da Venezuela, Delcy Rodríguez, para analisar as possibilidades de reabertura da fronteira.

O governo colombiano permitiu nos finais de semana dos dias 9 e 16 de julho a entrada de mais de 150 mil venezuelanos por várias passagens fronteiriças para que adquirissem alimentos e remédios.

apoio_04