“Pior Olimpíada da história”: às vésperas da abertura dos Jogos, Rio-2016 é criticada por chineses

rio2016_1004

Vários entre os 416 atletas da China apelaram para as redes sociais para desabafar em relação às obras incompletas e as condições precárias da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro.

As queixas chamaram a atenção de jornalistas e internautas chineses, já preocupados com a questão da falta de segurança na cidade. Um usuário chegou a questionar se os Jogos – que serão abertos oficialmente no próximo dia 5 – já são a “pior Olimpíada da história”.

Anfitriões com honras dos Jogos de 2008, os chineses já haviam criticado as instalações dos Jogos de Londres em 2012 – Contudo, para muitos, a Rio-2016 já levou a “medalha de ouro” da má qualidade.

Muitas das queixas estão em veículos chineses em inglês. A conta de Twitter @XHSports, da agência de notícias Xinhua, postou fotos de uma pia quebrada e disse que alguns atletas estavam sem eletricidade e água. “Pode ser que a cama quebre no meio do sono”, ironizou a Xinhua.

Em outro post, a conta insinua que a cantina olímpica oferece pouca variedade além do paladar ocidental. “Parece que os atletas do #TeamChina não vão encontrar muita coisa ao seu gosto.”

No Sina Weibo, uma espécie de Twitter chinês, os posts de atletas chineses receberam milhares de comentários. Em um deles, o jogador de tênis de mesa Fan Zhendong posta uma foto que mostra seus colegas de delegação instalando uma cortina de chuveiro. A imagem foi compartilhada mais de 20 mil vezes.

apoio_04

O campeão olímpico de barras paralelas Feng Zhe disse que “todos os banheiros dos locais de treinamento estão entupidos e fechados”.

Até o nadador Ning Zetao entrou na discussão – ele, que não havia se manifestado negativamente. Mesmo assim, muitos usuários postaram comentários na sua página, aconselhando-o a “tomar cuidado com a água tóxica”.

Nas redes sociais, muitos usuários chineses usaram a hashtag #RioOlympics para criticar também os riscos em relação à segurança. Para Lu Zhimin, o grande feito dos atletas da potência olímpica será “voltar vivos”.

Vivienne_Rui afirmou: “osso país deveria mandar ao Brasil o grupo de emergência em desastres”.

As novas declarações engrossam o coro da preocupação com a segurança que já vem sendo tocado pela mídia oficial chinesa desde abril, quando os eventos-teste foram realizados. À época, a agência Xinhua informou que uma esgrimista havia sido roubada e que atletas de tiro haviam identificado despesas não autorizadas em seus cartões de crédito.

O Ministério do Exterior da China está aconselhando os turistas chineses a evitar áreas perigosas do Rio de Janeiro e prometeu elevar a proteção dos atletas após um deles ter sido vítima de um golpe.

No Sina Weibo, o velocista com barreiras Shi Dongpeng contou que mal havia chegado na cidade e um assaltante vomitou sobre ele e um jornalista que o acompanhava. No meio da confusão, nenhum deles percebeu que uma das malas – na qual estava o laptop de Shi – havia sido levada.

apoio_04