Estudantes da UFMA, em São Luís, reúnem-se para discutir o conservadorismo na literatura

ufma_1001

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) recebe, nesta sexta-feira (5), o I Encontro da Juventude Conservadora da UFMA. O evento, que acontece a partir das 9 horas no auditório central da entidade, tem como tema “O conservadorismo, a boa literatura e a alta cultura”. O que é um considerável alento para um país que acredita que tudo está perdido.

Idealizado pelo grupo Carcarás, formado por estudantes dos cursos de Filosofia, Hotelaria, Ciências Contábeis, Pedagogia e Letras, o evento é um considerável alento para um país que busca caminhos para enfrentar os desafios do futuro. Os estudantes mostram aos brasileiros que é possível promover grandes mudanças a partir da educação de qualidade e do amplo conhecimento.

De acordo com os organizadores, a ideia do encontro é promover um debate acadêmico sobre o conservadorismo, permitindo que as pessoas conheçam o tema e se disponham a promover uma discussão que desmitifique a ideologia, tão erroneamente condenada em tempos de crise político-institucional.

É importante destacar que conservadorismo nem de longe significa radicalismo ou qualquer movimento obtuso que represente retrocesso ou ameaça à democracia, à liberdade de opinião e aos direitos individuais.


Considerando a pluralidade que toda universidade representa, a UFMA é o espaço ideal para o pensamento plural e marcado pela flexibilidade e tolerância. Durante o evento serão discutidos temas como arte, literatura, o conservadorismo e questões essenciais decorrentes dessa corrente de pensamento.

O I Encontro da Juventude Conservadora contará com a presença do professor Wellington Lima Amorim, do curso de Filosofia da UFMA, que ministrará a palestra de abertura intitulada “Como ser um conservador no Brasil”.

Além Amorim, o Encontro contará também com a participação de Martim Vasques da Cunha, doutor em Ética e Filosofia Política pela Universidade de São Paulo, que discursará sobre William Blake, John Milton e Guimarães Rosa, abordando as contribuições que esses intelectuais deram para a literatura.

Haverá palestras que abordam a ideologia de gêneros; a economia e a ordem social e sobre o conservadorismo e o Brasil. As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser feitas no hall de entrada do Auditório Central da UFMA, a partir das 8 horas desta sexta-feira.

apoio_04