Presidente do Barcelona virá ao Brasil para explicar ao pai de Neymar acordo na Justiça espanhola

josep_bartomeu_1001

De acordo com o jornal espanhol “Mundo Deportivo”, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, planeja viajar ao Rio de Janeiro ainda nesta semana para encontrar-se com o pai de Neymar. Ele conversará com Neymar da Silva Santos sobre os pormenores do acordo realizado pelo clube catalão com a Justiça da Espanha. O Barça aceitou pagar multa de 5,5 milhões de euros (R$ 21,5 milhões) ao Fisco.

Bartomeu quer estreitar ainda mais as relações com a família de Neymar. O Barcelona acertou a renovação do contrato do atacante até 2021 e aguarda o seu retorno à Espanha, após os Jogos Olímpicos, para promover o ato oficial de renovação.

Também conforme o jornal, a articulação do estafe de Neymar com a diretoria do Barcelona, quando o jogador acertou sua transferência ao clube espanhol, teve como objetivo diminuir o valor pago ao Santos para a rescisão contratual, ocorrida em 2013. Segundo o juiz do caso, o custo da transação foi de 19,3 milhões de euros.

Oficialmente, o Santos havia declarado, logo após o acerto com o Barcelona, que a negociação representou 17,1 milhões de euros. Isto é, menos do que a metade dos 40 milhões de euros depositados em nome das empresas de Neymar.

Havia um risco para o Barcelona nessa estratégia. Caso Neymar optasse por deixar o clube, a multa rescisória, estipulada em 190 milhões de euros, poderia ser considerada abusiva e contestada na Justiça. A diretoria do Barcelona considera que, neste caso, o estafe de Neymar foi correto com o clube catalão, já que o jogador de 24 anos estava na mira de outros times europeus – o PSG era o mais disposto a abrir os cofres para tirá-lo do Barça.

Agora, com o novo contrato válido até 2021, a multa rescisória terá uma variação entre 200 milhões e 250 milhões de euros (a cada ano que passa, o valor aumenta). Desde o começo da negociação para renovar com o Barcelona, a família de Neymar queria garantias de que um novo acordo não representasse novos problemas com o fisco espanhol.


Vale lembrar que o Ministério Público espanhol considerou fraudulenta a transferência de Neymar, do Santos Futebol Clube para o Barcelona, e cobrou explicações sobre a origem dos 40 milhões de euros recebidos pela família do brasileiro.

Os 40 milhões de euros pagos pelo Barcelona à família de Neymar foram depositados da seguinte forma: 10 milhões de euros foram desembolsados pelo clube catalão, em 2012, quando ele ainda defendia o Santos FC. O dinheiro de adiantamento foi depositado na conta de empresa aberta pelo atleta.

Os 30 milhões de euros restantes foram pagos pelo Barcelona em outra empresa de Neymar nos anos de 2013 e 2014 (quando ele já atuava pelo clube espanhol). Desde que as cifras foram levantadas pela Justiça, Neymar e Neymar pai negam veementemente ter havido fraude e sonegação fiscal e alegam que os 40 milhões de euros recebidos são referentes à comissão e direitos de imagem.

De acordo com as Justiças brasileira e espanhola, esses pagamentos exclusivos a Neymar foram uma manobra para driblar o fisco e os então donos dos direitos econômicos (Santos, DIS e Teísa).

Após o anúncio do Santos FC de que Neymar teria sido vendido por 17 milhões de euros, o clube catalão declarou que a contratação de Neymar havia custado 57 milhões de euros.

Pressionada na época, a diretoria do clube catalão informou que os pagamentos relacionados ao jogador somaram 85 milhões de euros. Isso incluía custos indiretos como luvas, amistoso com o Santos, recursos para o instituto Neymar e salários.

apoio_04