Medo de atentados faz turismo cair 6,4% em Paris; queda entre estrangeiros foi ainda mais acentuada

paris_1001

O número de turistas que se hospedaram em hotéis da região de Paris durante o primeiro semestre deste ano caiu 6,4%, na comparação com o mesmo período de 2015. Isso significa que cerca de 14,9 milhões visitaram a “Cidade Luz”, um milhão menos em relação ao primeiro semestre do ano anterior, redução que foi motivada sobretudo pelo impacto dos atentados terroristas na França.

De acordo com dados apresentados nesta terça-feira (23) pelo Comitê Regional de Turismo (CRT), divulgados por diversos meios de comunicação, as quedas mais significativas aconteceram entre os turistas estrangeiros (9,9%), enquanto acabou sendo mais moderada entre os franceses (3,5%). O órgão não tinha constatado uma queda tão forte desde 2010. Em termos de porcentagens, o retrocesso foi ainda maior, de 8,5%.

Por nacionalidades, entre os que mais reduziram suas estadias em Paris ou nos pontos turísticos de sua região se destacam os japoneses (46,2%), russos (35%), italianos (27,7%) e americanos (19,6%).


Esta redução do fluxo de turistas resultou em queda na presença nos grandes monumentos e museus como o Grand Palais (43,9%), Arco de Triunfo (34,8%) e Palácio de Versailles (16,3%).

Como consequência, está havendo um colapso do volume de negócios das empresas do setor turístico, cujo faturamento caiu aproximadamente 749,7 milhões de euros.

O único ponto positivo na primeira metade de 2016 foi o aumento em 14 pontos do turismo de negócios. Neste setor, 64% dos profissionais preveem uma melhora em seus negócios a médio prazo.

O CRT fala de “catástrofe industrial” tendo em conta os dados globais e exige uma reação por parte da administração. O ministro das Relações Exteriores, Jean-Marc Ayrault, deve fazer um primeiro balanço profissional da temporada turística.

apoio_04