Nicolas Sarkozy anuncia que será candidato à presidência da França em 2017

nicolas_sarkozy_1001

Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, 61 anos, líder do partido conservador “Os Republicanos”, anunciou nesta segunda-feira (22) que participará da corrida presidencial de 2017, tendo como principal adversário o socialista François Hollande, atual ocupante do palácio do Eliseu e que até agora não mostrou a que veio.

A decisão de Sarkzoy foi publicada no Twitter, onde anunciou para quarta-feira o lançamento do livro “Tout pour La France” (Tudo pela França) com a frase: “Este é o ponto de partida.”

“Decidi ser candidato a presidente em 2017. Sinto que tenho força para travar essa batalha em um tempo da história tão problemático”, afirmou Sarkozy em trecho do prólogo do livro divulgado, em seguida, no Facebook.

Contudo, antes de se tornar oficialmente candidato à presidência, Sarkozy precisará vencer as eleições primárias de seu partido, marcadas para novembro. Doze políticos já anunciaram a candidatura, entre eles o ex-primeiro-ministro e atual prefeito de Bourdeaux, Alain Juppé, de 71 anos, favorito nas pesquisas.


Além de ter de desbancar os adversários, Sarkozy tem a nomeação como candidato ameaçada por escândalos. Desde 2010, Nicolas Sarkozy é acusado de participar de diversos casos de corrupção e de tráfico de influência, mas jamais foi condenado ou julgado.

Sarkozy perdeu a reeleição para o socialista François Hollande, em 2012, após apenas um mandato como presidente. Ao deixar o cargo, anunciou que estava deixando também a política e se dedicou a dar palestras remuneradas pelo mundo.

Em 2014, no entanto, ele voltou atrás da decisão e se tornou o líder do partido de oposição conservador, que foi rebatizado como Os Republicanos. O ex-presidente alegou a falta de esperança, de futuro e a raiva que viu entre os franceses para justificar seu retorno. A campanha de Sarkozy deve ser baseada em ideias linha-dura sobre imigração e segurança.

O primeiro turno das eleições presidenciais na França será em abril. Entre os possíveis candidatos está a líder da legenda radical de direita Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, que anunciou sua intenção de concorrer à presidência. (Com agências internacionais)