Disputa pela prefeitura do Rio será decidida no 2º turno; situação de Crivella piorou nos últimos dias

marcelo_crivella_1001

A definição de quem será o próximo prefeito do Rio de Janeiro é assunto para o segundo turno, de acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1). Mantendo a tendência da campanha, o candidato Marcelo Crivella (PRB) lidera a pesquisa com 32% das intenções de voto, queda de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento da semana anterior.

Em segundo lugar aparece Marcelo Freixo, do PSOL, com 16%, seguido por Pedro Paulo (PMDB), candidato do prefeito Eduardo Paes, com 12%. Freixo e Pedro Paulo estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro (2 pontos para mais ou para menos), mas o candidato do PSOL tem mais chances de estar na próxima etapa da corrida à prefeitura carioca.

O deputado Índio da Costa (PSD) aparece em quarto com 11%, seguido por Carlos Roberto Osório (PSDB) com 10%, Flávio Bolsonaro (PSC) com 8%, e Jandira Feghali (PC do B) com 7%.


Nas simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha, Crivella venceria Freixo por 42% a 37%. A diferença entre ambos em eventual segundo turno era, no início da semana, de 22 pontos percentuais, mas caiu para cinco.

Contra Índio da Costa (PSD), o candidato do PRB teria muito trabalho para vencer no segundo turno, pois na simulação ambos aparecem tecnicamente empatados (41% a 38%). Em eventual disputa contra Pedro Paulo (PMDB), Crivella venceria com vantagem de 22 pontos percentuais (47% a 25%). No início da semana a diferença era de 25 pontos.

O calvário eleitoral de Marcelo Crivella surgiu com mais força ao longo dos últimos dias, quando o seu índice de rejeição cresceu de 25% para 31%. E tal índice tem peso importante na hora de decidir uma eleição.

Candidato do prefeito Eduardo Paes, o peemedebista Pedro Paulo é o segundo mais rejeitado, com 27%, em empate técnico com Jandira Feghali, com 24%. Por outro lado, 12% dos eleitores do Rio dizem que não votariam no candidato do PSOL.

apoio_04