Datafolha: João Doria dispara em SP e chega a 44%; Haddad, Russomanno e Marta estão empatados

joao_doria_1005

Maior e mais importante cidade brasileira, São Paulo está prestes a se transformar no marco principal da derrocada do PT, legenda que jaz na lama da corrupção e nas vagas da incompetência. Isso porque, apesar da recuperação em cima da hora, o prefeito Fernando Haddad já é considerado como derrotado, até mesmo por integrantes do seu partido. Mesmo assim, cautela é importante nesses momentos, pois pesquisas eleitorais radiografam um cenário pontual.

O mais recente levantamento do Datafolha, divulgado nesta sábado (1), véspera do primeiro turno, aponta o candidato João Doria, do PSDB, com 44% das intenções de voto, o que dá ao tucano condições de já pensar na estratégia para a próxima etapa da corrida ao trono paulistano. Em segundo lugar aparecem empatados, com 16%, Fernando Haddad (PT) e Celso Russomanno (PRB), seguidos por Marta Suplicy (PMDB), com 14%. Os números percentuais consideram os votos válidos, ou seja, descartados os brancos e nulos.

Diante desse cenário, não se pode descartar a possibilidade de a eleição para a prefeitura de São Paulo ser decidida ainda no primeiro turno, pois nas últimas horas cresceu o movimento em favor do candidato do PSDB. No início de setembro, o candidato tinha 19% das intenções de votos válidos, mas com o apoio do governador Geraldo Alckmin subiu para 30% no dia 21, chegou a 35% no início desta semana e agora a 44%.


Nas simulações de segundo turno realizadas pelo Datafolha, Doria venceria qualquer um dos três adversários. Em eventual disputa com Russomanno, Doria venceria por 54% a 25%. Contra Marta o resultado seria 54% a 29%, e contra Haddad, 59% a 26%.

O UCHO.INFO ouviu, ao longo deste sábado, as opiniões de pessoas das mais distintas classes sociais e percebeu que é grande o contingente de pessoas que votarão em Doria.

Fora isso, é preciso considerar que muitos eleitores decidirão, diante das urnas, pelo chamado voto útil, que em São Paulo servirá para reforçar a derrota que o paulistano deseja impor ao PT.

O levantamento do Datafolha, realizado na sexta-feira (30) e no sábado (1), ouviu 4.022 pessoas e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

apoio_04