Avalanche após terremoto soterra hotel de luxo na região central da Itália

abruzzo_1001

Equipes de busca italianas temem que dezenas de pessoas tenham morrido após uma avalanche atingir, na manhã de quarta-feira (18), um resort de esqui no centro da Itália. O hotel Rigopiano, situado na base da montanha de Gran Sasso, em Abruzzo, região atingida por uma sequência de fortes terremotos no mesmo dia, foi atingido pela neve.

Embora as autoridades ainda não consigam precisar o número de vítimas, as forças alpinas de resgate temem que “muitos” tenham morrido. Pelo menos um corpo já foi encontrado no local, que fica a cerca de 1.300 metros de altitude na cordilheira dos Apeninos.

Informações preliminares revelam que o luxuoso hotel, que tinha quatro andares, abrigava 7 funcionários e 22 hóspedes. Imagens aéreas mostram que acima da densa camada de neve apenas o telhado e o último andar podem ser visualizados. Algumas luzes do estabelecimento ainda estão acesas, mas não se ouve vozes no local.


Jornais italianos informam que ao menos duas pessoas, que estavam na parte externa do hotel no momento do desastre, conseguiram sobreviver. Uma delas é Giampiero Parete, que deixara o hotel para buscar algo no seu carro.

O chefe da Agência de Proteção Civil da Itália, Fabrizio Curcio, disse que os socorristas conseguiram resgatar dois sobreviventes em um carro do lado de fora do hotel. Ele salientou, no entanto, que cerca de 30 pessoas ainda estão desaparecidas, entre elas 22 hóspedes, incluindo crianças, e sete funcionários.

As equipes de socorro só conseguiram chegar ao hotel depois de uma caminhada de 10 quilômetros, já que devido ao acúmulo de até 5 metros de neve, as rodovias de acesso ao local foram bloqueadas, e a ambulância precisou ficar afastada do local. (Com agências internacionais)

apoio_04