Análise preliminar das gravações do King Air que caiu em Paraty sugere acidente e falha humana

teori_zavascki_1009

O acidente ocorrido na última quinta-feira (19) com o avião que transportava o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi, na opinião dos direitistas ensandecidos, obra do ex-presidente Lula, acusado de envolvimento no escândalo conhecido como Petrolão. Para os esquerdistas coléricos, que ainda não digeriram o processo de impeachment, o acidente fatal aconteceu por ordem do presidente Michel Temer, cujo nome também aparece em delações no âmbito da Operação Lava-Jato. Ninguém considerou a possibilidade de ter ocorrido apenas um acidente, possivelmente por falha do piloto, que por mais experiente que fosse era um ser humano.

O gravador de voz do King Air C-90 GT foi recuperado e, em análise preliminar, os dados apontam para um acidente em decorrência da forte chuva que caía sobre Paraty e da baixíssima visibilidade no momento da busca pela cabeceira do aeroporto da cidade do litoral sul fluminense.

De acordo com técnicos da Aeronáutica que tiveram acesso às gravações da cabine de comando, o piloto relatou dificuldades com a chuva disse que esperaria uma eventual melhora do tempo para pousar, mas em momento algum mencionou falhas na aeronave.

Como o aeroporto de Paraty não tem torre de controle, o gravador registrou as conversas entre o piloto do King Air acidentado e os de outras aeronaves que voavam na região, que normalmente auxiliam os colegas nas aterrissagens.


Logo após o acidente, as primeiras especulações, sempre a reboque de irresponsáveis que cultuam a teria da conspiração, afirmavam que o piloto do King Air conversou com a torre de controle do Aeroproto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, onde um controlador, supostamente ligado ao PT, teria orientado o pouso em Paraty, mesmo com condições meteorológicas adversas. Em seguida, o controlador, um sargento da Aeronáutica, teria desaparecido, mas acabou preso pela Polícia Federal. Em suma, enredo de quinta sob a lavra de quem sequer tem capacidade de escrever um bilhete de lupanar.

No caso de o gravador ter sido acionado desde o início da viagem, o equipamento registrou o diálogo do piloto Osmar Rodrigues com a torre de controle do Campo de Marte, de onde a aeronave decolou. Especialistas do Cenipa que tiveram acesso ao equipamento sugerem que o piloto perdeu o controle da aeronave no momento em que decidiu abortar o procedimento final. Uma manobra radical, de 180 graus, como mencionaram algumas testemunhas do acidente, pode ter levado a aeronave a se chocar com o mar.

Política é algo que exige empenho, paciência e atenção, até porque é um assunto que não pode ser analisado de forma pontual, assim como os problemas decorrentes desse canário não são solucionados com varinha de condão ou à base do pé de cabra. Democracia é um assunto trabalhoso e requer dos cidadãos dedicação ininterrupta e tempo de sobra. Há a possibilidade de deixar esse assunto de lado, mas é preciso que cada um esteja preparado para enfrentar as consequências.

O Brasil é um celeiro de especialistas em tudo e mais um pouco, mas é inaceitável que um fato grave, como o acidente que vitimou Teori Zavascki e outras quatro pessoas, seja alvo de bizarrices, apenas porque as pessoas não conseguem existir politicamente. A melhor forma de condenar um político é nas urnas, no dia da eleição.

apoio_04