Atentado contra mesquita deixa seis mortos em Quebec; suspeito telefonou à polícia para se entregar

(M. Belanger - Reuters)
(M. Belanger – Reuters)

Ao menos seis pessoas morreram e oito ficaram feridas no domingo (29) num atentado contra uma mesquita em Quebec. Em comunicado, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, manifestou repúdio a atos que classificou como “sem sentido”.

“Condenamos esse ataque terrorista contra muçulmanos em um centro de culto e refúgio”, disse Trudeau. “Muçulmanos canadenses são uma parte importante da nossa nação, e esses atos sem sentido não têm lugar nas nossas comunidades, cidades e país”, completou o chefe do governo canadense.

Dois suspeitos foram detidos, informou o porta-voz da polícia local, Étienne Doyon, mas as identidades não foram reveladas. Os agressores teriam entrado no Centro Cultural Islâmico de Quebec com capuzes e atirado contra os cerca de 50 fiéis que estavam no local. O motivo do atentado ainda não está esclarecido.

Um dos suspeitos, que tem entre 20 e 30 anos, telefonou para o número de emergência às 20h10 locais de domingo (23h10 de Brasília), aproximadamente quinze minutos depois do ataque. O primeiro suspeito já havia sido detido, quando o segundo indicou por telefone onde estava.


A porta-voz da polícia provincial de Quebec, Christine Coulombe, informou nesta segunda-feira (30) que alguns dos feridos, encontram-se em estado grave. As vítimas tinham entre 35 e 70 anos.

O presidente do centro islâmico, Mohamed Yangui, disse que o tiroteio ocorreu na ala masculina da mesquita. O governador da província do Quebec, Philippe Couillard, afirmou que o espírito de solidariedade vai permanecer e que todos os moradores da província estão demonstrando horror pelo o que aconteceu.

Tensões

O ataque ocorreu horas depois de Trudeau declarar que o Canadá vai receber os requerentes de asilo rejeitados pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

“Para aqueles que fogem de perseguições, terrorismo e guerra, os canadenses vão recebê-los, independentemente da sua fé. A diversidade é a nossa força #BemVindosaoCanadá”, escreveu o primeiro-ministro no Twitter.

Desde que foi eleito, no final de 2015, Trudeau supervisionou a chegada de mais de 39 mil refugiados sírios ao país. O presidente francês, François Hollande, condenou o que chamou de “odioso ataque” em Quebec. “É o espírito da paz e a abertura das pessoas do Quebec que os terroristas querem atingir”, disse Hollande. (Com agências internacionais)

apoio_04