Ex-ministro da Economia da França e dissidente do Partido Socialista, o jovem Emmanuel Macron apareceu pela primeira vez como favorito para vencer o primeiro turno da eleição presidencial francesa, marcado para o dia 23 de abril.
Uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pelo instituto Harris Interactive aponta que o candidato centrista conseguiria 26% dos votos na primeira ronda, superando a candidata populista de direita Marie Le Pen, que viria logo atrás, com 25%.
Fillon, do partido “Os Republicanos”, aparece em terceiro lugar, com 20% das intenções de voto. Atrás de Fillon estão Benoît Hamon, do Partido Socialista (13%), o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%) e o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan (3%).
No levantamento anterior, divulgado há duas semanas, Macron tinha 20% das intenções de voto, enquanto Le Pen tinha os mesmos 25%. Nas últimas semanas, o candidato recebeu apoio de personalidades políticas de centro e até mesmo do Partido Socialista.
O movimento a favor de Macron ganhou força com o abalo sofrido pela campanha de François Fillon, acusado de corrupção no rastro da contratação da esposa, Penelope, e dos dois filhos como assessores parlamentares, sem que esses jamais tivessem trabalhado.
De acordo com o Instituto Harris Interactive, Macron conseguiria uma ampla vitória no segundo turno, marcado para o dia 7 de maio, obtendo 65% dos votos, ou seja, 5% a mais do que o registrado no levantamento anterior. Le Pen ficaria com cinco pontos a menos do que indicava a última pesquisa, caindo para 35%.
Resultados divergentes
Entretanto, outra pesquisa realizada pelo instituto Cevipov para o jornal francês “Le Monde” – considerada por muitos como mais precisa em razão de coletar amostras maiores entre os eleitores – coloca Macron atrás de Le Pen no primeiro turno, mas também vencendo a candidata populista por ampla margem na segunda rodada das eleições.
Segundo a pesquisa realizada mensalmente, Le Pen teria 27% dos votos no primeiro turno, subindo um ponto em relação ao mês anterior, enquanto Macron se mantém estacionado nos 23%. Fillon teria 19,5% dos votos. No segundo turno, o centrista venceria com 62% dos votos contra 38% da direitista.
Outra pesquisa divulgada pela revista “L’Obs” afirma que 64% dos franceses estão incomodados com a possibilidade de Le Pen chegar ao segundo turno, o que justificaria as previsões de derrota por grande diferença de votos. (Com agências internacionais)