Viagem de Angela Merkel aos Estados Unidos é adiada por razões meteorológicas

A visita da chanceler alemã Angela Merkel à Casa Branca, para um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi transferida de terça-feira (14) para a próxima sexta-feira (17).

De acordo com o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, o motivo do adiamento foi a previsão de uma tempestade de neve na costa leste dos Estados Unidos, esperada para a noite desta segunda-feira, o que poderia colocar em risco o voo da líder das Alemanha. A viagem foi cancelada pouco antes da partida de Merkel.

Spicer afirmou também que a decisão do adiamento do encontro foi tomada conjuntamente por ambos os líderes, que trataram do assunto durante conversa telefônica. Em Berlim, um porta-voz do governo alemão confirmou o cancelamento da viagem por motivos climáticos, mas não deu detalhes sobre a nova data.


Segundo o governo alemão, os principais temas do encontro entre Merkel e Trump seriam a relação entre os EUA, a Alemanha e a União Europeia nos âmbitos comercial e de segurança. Como o presidente norte-americano vem apostando no protecionismo como forma de incrementar a economia do país, o que é um equívoco, as relações internacionais começam a avançar na seara do desgaste antecipado.

Além disso, a chanceler alemã pretendia abordar na reunião as questões da Síria, Líbia, Afeganistão e Ucrânia, como também a política para refugiados e a luta contra o terrorismo.

Merkel viajaria para os Estados Unidos com um grupo de representantes da indústria alemã. Esse seria o primeiro encontro entre a chefe do governo alemão e Donald Trump. Depois de ser duramente criticada pelo presidente americano diversas vezes, a líder alemã pretende, com a viagem, estabelecer as bases para um trabalho em conjunto no futuro. (Com agências internacionais)

apoio_04