Janot pede ao STF impedimento do ministro Gilmar Mendes no caso do empresário Eike Batista

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou, nesta segunda-feira (8), um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o impedimento do ministro Gilmar Mendes para atuar no caso de Eike Batista.

Há pouco mais de uma semana, Mendes ordenou a libertação do empresário, através de uma decisão liminar. Janot argumenta que o ministro não poderia atuar no caso, pois sua esposa, Guiomar Mendes, é sócia de um escritório de advocacia capitaneado por Sérgio Bermudes, que representa Eike em diversos processos na área cível.

Rodrigo Janot solicitou também que a liminar que libertou o empresário seja anulada. Com o pedido de impedimento coloca-se em xeque a imparcialidade do ministro para julgar o caso. O pedido de impedimento foi encaminhado à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e deve ser levado a plenário. Janot solicita ainda que Mendes seja interrogado pelos pares.


Eike Batista foi preso em janeiro no âmbito da Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato no Rio de Janeiro. Ele é acusado de corrupção ativa e lavagem de dinheiro.

O empresário, que nos tempos de glória foi conhecido como “Mister X”, é suspeito de lavagem de dinheiro em esquema de corrupção envolvendo Sérgio Cabral Filho, ex-governador do Rio de Janeiro, que está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste da capital fluminense.

De acordo com dois doleiros que fizeram acordos de delação no âmbito da Operação Calicute, o empresário pagou US$ 16,5 milhões a Cabral em troca de benefícios em obras e negócios do agora cambaleante grupo EBX, do qual é proprietário.

O dinheiro teria sido depositado em conta movimentada por operadores de Sérgio Cabral no Uruguai. A operação foi justificada com uma simulação de compra e venda de uma mina de ouro. (Com agências de notícias)

apoio_04