Conselho de Segurança da ONU condena lançamento de míssil pela Coreia do Norte

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas condenou o mais recente lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte, em operação realizada no último final de semana, e reiterou sua disposição de impor novas sanções ao ditatorial governo de Pyongyang.

Em comunicado, os quinze membros do Conselho denunciaram o comportamento “altamente desestabilizador” da Coreia do Norte e o “desafio” à ONU representado pelos testes militares. Em uma declaração unânime, apoiada também pela China, aliada da Coreia do Norte, o conselho pediu a Pyongyang que mostre de imediato o seu “empenho sincero na desnuclearização por meio de ações concretas”.

O país asiático está proibido pelo Conselho de Segurança de realizar esse tipo de atividade e é alvo de duras sanções internacionais por seu programa nuclear e de mísseis. Os países do Conselho de Segurança comprometeram-se a implementar em sua totalidade taiss medidas e a estimular os demais países a fazerem o mesmo.


Além disso, como em outras ocasiões, os países-membros deixaram claro que estão dispostos a endurecer as sanções à Coreia do Norte. Estados Unidos e China estão negociando uma possível ampliação dessas medidas, em resposta a movimentos anteriores por parte do regime norte-coreano.

No comunicado, o Conselho de Segurança lembrou que as “atividades ilegais com mísseis balísticos” contribuem para o desenvolvimento de sistemas capazes de transportar armas nucleares e estão aumentando a tensão, na região e além dela. O Conselho de Segurança pretende reunir-se de forma urgente nesta terça-feira para analisar a portas fechadas o último teste militar norte-coreano.

Na segunda-feira (15), a Coreia do Norte afirmou ter sido um sucesso o lançamento de um novo tipo de míssil balístico de médio a longo alcance, batizado de Hwasong 12, e capaz de carregar uma “ogiva nuclear de grande tamanho”. (Com agências internacionais)

apoio_04