Após novo teste de míssil balístico, Pyongyang promete “presente maior” aos Estados Unidos

A Coreia do Norte elevou o tom contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul nesta terça-feira (30), ao anunciar avanços no desenvolvimento de seu sistema de mísseis. Após comunicar a realização bem-sucedida de um novo teste com míssil balístico de alta precisão, ditador norte-coreano, Kim Jong-un, prometeu enviar um “pacote de presente” ainda maior para os “Yankees”, em retaliação a provocações militares.

De acordo com informações da agência de notícias estatal KCNA, Kim Jong-um supervisionou pessoalmente o teste e ordenou o desenvolvimento de armas estratégicas ainda mais poderosas. “O míssil balístico voou para o leste (…) e atingiu corretamente o alvo planejado, com um desvio de sete metros”, informou a agência.

O anúncio foi feito um dia após a Coreia do Sul acusar o país vizinho de ter testado mais um míssil. O projétil atingiu uma altitude de 120 quilômetros e percorreu cerca de 450 quilômetros antes em cair no Mar do Japão.


O teste de segunda-feira (29) foi o nono realizado por Pyongyang neste ano e o terceiro em apenas três semanas. De acordo com a KCNA, o lançamento buscava testar uma arma “capaz de realizar ataques de ultraprecisão contra objetos dos inimigos em qualquer área”.

“Sempre que notícias da nossa vitória valiosa forem divulgadas […], os Yankees ficarão preocupados, e os gangsteres do exército de marionetes da Coreia do Sul ficarão mais e mais desanimados”, disse Kim, citado pela KCNA.

Japão e Coreia do Sul condenaram a provocação do país vizinho. Os insistentes testes armamentistas da Coreia do Norte causaram aumento da tensão na região e uma escalada verbal com o governo americano, que chegou a insinuar que estuda possíveis ataques preventivos.

Durante a cúpula do G7 na Itália encerrada no último fim de semana, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a descrever a Coreia do Norte como um “problema mundial” que será resolvido. “Vocês podem apostar”, afirmou. (Com agências internacionais)

apoio_04