Ataque a policial diante da Catedral de Notre-Dame mostra que investida contra o EI deve ser definitiva

(P. Wojazer – Reuters)

Nesta terça-feira (6), em Paris, um policial baleou um homem que tentou atacá-lo com um martelo diante da Catedral de Notre-Dame, um dos pontos turísticos mais visitados da capital francesa. O incidente ocorreu por volta das 16h30 (horário local). Após o ataque, a polícia isolou a área e ordenou o fechamento de várias estações de metrô na região.

Devido à operação policial, cerca de 900 pessoas foram impedidas de deixar o interior da catedral. De acordo com a polícia de Paris, a operação desencadeada após o ataque durou cerca de uma hora. “Situação controlada, um policial ferido, o autor dos fatos foi neutralizado e levado ao hospital”, afirmou a corporação no Twitter.

Segundo o ministro francês do Interior, Gerard Collomb, um homem armado com um martelo atacou um dos três policiais que faziam a segurança na praça da Catedral de Notre-Dame, um dos lugares mais disputados pelos turistas na capital francesa. “Seus colegas reagiram com serenidade e atiraram”, acrescentou.

Collomb afirmou que o agressor teria gritado “isso é pela Síria” antes do ataque e aparentemente teria agido sozinho. O ministro disse ainda que, com ele, foram encontradas facas e um documento que o identificaria com um estudante argelino. A autenticidade deste documento está sendo verificada pelas autoridades.


A imprensa francesa divulgou que o agressor foi ferido no peito. De acordo com a emissora de televisão BFMTV, o homem tentou atacar os agentes após ter ameaçado outras pessoas.

“Ouvimos os tiros, mas pensamos que eram trovões”, afirmou à agência de notícias EFE uma turista que estava dentro da catedral. O incidente está sendo investigado por autoridades antiterrorismo.

Desde a onda de ataques extremistas nos últimos anos, Paris permanece sob alerta com segurança reforçada. Esse foi o quarto ataque contra forças de segurança na cidade somente neste ano.

Em abril, um atirador abril fogo contra uma viatura da polícia na Avenida Champs-Élysées, deixando um policial morto e dois feridos. Os ataques ocorreram em fevereiro no Museu do Louvre e em março, no aeroporto de Orly. (Com agências internacionais)

apoio_04