Roma proíbe consumo de álcool na rua em alguns horários

Uma lei que proíbe a venda e o consumo de álcool em determinados horários entrou em vigor em Roma no final de semana. Até domingo (9), 65% dos comerciantes foram multados por desrespeito à nova regra.

Emitido pela prefeita da cidade, Virginia Raggi, o decreto abrange 14 dos 15 distritos (municipi) romanos e deverá ser observado até o dia 31 de outubro. “O objetivo é evitar episódios de incivilidade e violência relacionados com o consumo excessivo de álcool”, disse a prefeita. As multas aos infratores vão de 150 euros para consumidores até 280 euros para comerciantes.

De acordo com a medida, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro nas ruas e praças públicas de Roma das 22h às 7h. A partir da meia-noite, passa a valer uma proibição absoluta do consumo de álcool em locais públicos, enquanto que bares, restaurantes e mercados terão que interromper a venda a partir das 2h.


“Não serve para nada”, disseram jovens reunidos ao redor da Piazza San Calisto ao jornal “Corriere dela Sera”. “Nós estamos aqui somente quando não há opções de shows e eventos. Por que não organizam eventos culturais gratuitos?”

Comerciantes entrevistados pelo diário também se queixaram da nova regra, argumentando que ela diminui os ganhos, pois, em alguns locais, o movimento é maior depois das 3h.

De acordo com o decreto, estabelecimentos comerciais também deverão afixar avisos com a proibição em quatro línguas, além do italiano: inglês, francês, espanhol e alemão. A medida vale para os locais de vida noturna agitada, como o centro histórico, Rione Monti, Celio Esquilino, Trastevere, Testaccio, Prati, San Lorenzo, Ponte Milvio, Eur e Ostia. O único distrito poupado da proibição foi Ottavia – onde Raggi reside. (Com agências internacionais)

apoio_04