Presidente da Federação Espanhola de Futebol é preso sob a acusação de corrupção e apropriação indébita

(Nacho Doce – Reuters)

A Guarda Civil da Espanha prendeu, nesta terça-feira (18), o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Ángel María Villar, durante operação anticorrupção, informaram pessoas ligadas à investigação. Villar também é vice-presidente da FIFA e presidente em exercício da UEFA.

Além de Villar, também foi preso o filho dele, Gorka, assim como Juan Padrón, vice-presidente financeiro da federação, e mais duas pessoas. Outras prisões deverão ocorrer ainda nesta terça-feira e nos próximos dias.


Os detidos são acusados dos crimes de administração desleal, apropriação indébita, corrupção, falsificação de documentos, entre outros, todos relacionados à organização de partidas internacionais.

A suspeita é de que eles tenham obtido vantagens pessoais, por meio de diversas empresas, e em prejuízo da federação, com a organização dos jogos, informa a Deutsche Welle. A Justiça busca esclarecer também suspeitas de combinação de resultados em partidas internacionais.

Villar, de 67 anos, foi reeleito presidente da federação em maio, pela oitava vez consecutiva, para iniciar outro mandato de quatro anos depois de não encontrar oposição e sem necessidade de uma eleição. Ele comanda o futebol espanhol desde 1988. (Com agências internacionais)

apoio_04