O estabanado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu afastar o recém-nomeado diretor de comunicações da Casa Branca, Anthony Scaramucci, noticiou nesta segunda-feira (31) o jornal americano “The New York Times”.
O período do investidor de Wall Street no governo, de dez dias, coincidiu com a saída do porta-voz presidencial, Sean Spicer, e do chefe de gabinete da Casa Branca, Reince Priebus.
A saída de Scaramucci foi confirmada pela Casa Branca. A versão oficial é de que o investidor achou melhor deixar o caminho livre ao novo chefe de gabinete, John Kelly, para formar a sua própria equipe.
Scaramucci, conhecido por seu comportamento beligerante, foi designado pelo presidente para pôr fim a uma guerra interna na equipe presidencial de comunicação. Ele, no entanto, causou polêmica ao fazer declarações em tom grosseiro sobre outros integrantes do governo.
Durante entrevista à emissora americana CNN, na quinta-feira, o investidor praticamente acusou o então ainda chefe de gabinete, Reince Priebus, pelos vazamentos contínuos de informação.
No dia seguinte, Trump anunciou a saída de Priebus do governo. Para o cargo, o presidente nomeou o então secretário de Segurança Nacional, o general John Kelly. Uma semana antes, a nomeação de Scaramucci já tinha causado uma baixa no governo, com a renúncia de Sean Spicer.
De acordo com a imprensa americana, o afastamento de Scaramucci ocorreu após um encontro entre o presidente e o novo chefe de gabinete. O jornal americano “The New York Times” e o site “Politico” afirmam que o afastamento do diretor de comunicação foi um pedido direto de Kelly. (Com agências internacionais)