Mike Pence defende solução pacífica para a Venezuela e desautoriza o descontrolado Trump

Inconsequente nos assuntos externos e também nos domésticos, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, continua sendo vítima da verborragia insana. Depois de anunciar possível ação militar na Venezuela, onde uma ditadura esquerdista segue avançando sob a batuta de Nicolás Maduro, o tiranete bolivariano, Trump assiste ao próprio vice adotar discurso antagônico.

Em visita à América Latina, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, disse que uma solução pacífica para a crise política e humanitária na Venezuela é possível. Com a declaração, Pence tentou minimizar a ameaça do presidente Donald Trump de intervenção militar no país sul-americano.

“Temos muitas opções para a Venezuela, mas o presidente também permanece confiante de que trabalhando com todos os nossos aliados na América Latina podemos alcançar uma solução pacífica”, disse Pence em Cartagena, na Colômbia, em entrevista coletiva ao lado do presidente Juan Manuel Santos.

“Continuaremos ao lado de nações livres em nosso hemisfério até que a democracia seja restaurada para o povo venezuelano”, declarou Pence, sem descartar completamente a opção militar, mas em tom mais conciliatório que o usado por Trump.

Na última sexta-feira (11), Trump disse que a intervenção militar seria uma opção para a Venezuela. A declaração foi recebida com reação por parte dos países da região, incluindo Brasil e Colômbia.


Após encontro com Pence, o colombiano Juan Manuel Santos disse ter reiterado que os EUA não devem sequer considerar uma ação militar em resposta à crise na Venezuela. “A América é um continente de paz. É a terra da paz. Deixe-nos mantê-la como tal.”

Mike Pence, por sua vez, enfatizou que, ao lado de países da região, os EUA continuarão usando meios pacíficos – incluindo poder econômico e político – para pressionar o regime do presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

“Vamos continuar com os nossos esforços para isolar a Venezuela econômica e diplomaticamente, e suponho que vai haver sanções adicionais em breve”, disse o vice-presidente americano.

“Não vamos aceitar o surgimento de uma ditadura em nosso hemisfério. Os EUA não vão simplesmente assistir à Venezuela ruir”, concluiu Pence. Da Colômbia, ele segue para Argentina, Chile e Panamá.

Ele lembrou que “o regime de Maduro amordaçou a Assembleia Nacional, solapou a imprensa livre e pôs opositores na prisão”. Mais de 120 venezuelanos foram mortos em protestos antigoverno realizados no país desde abril, enquanto a economia mergulha ainda mais em recessão, com inflação de três dígitos e escassez de alimentos e medicamentos. (Com agências internacionais)

apoio_04