Barcelona: líderes globais condenam atentado terrorista que deixou 13 mortos e mais de cem feridos

(O. Duran – AP Photo)

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, afirmou na quinta-feira (17), após o atentado terrorista ocorrido em Barcelona, que os “terroristas jamais derrotarão um povo unido e que ama a liberdade frente à barbárie”.

Rajoy, que escreveu a mensagem sobre o ataque no Twitter, foi para Barcelona para acompanhar de perto a atuação das autoridades após a ação terrorista em Las Ramblas, uma das principais regiões turísticas da cidade, que deixou 13 mortos e mais de 100 feridos.

“Os terroristas nunca derrotarão um povo unido que ama a liberdade frente à barbárie. Toda a Espanha está com as vítimas e as famílias”, escreveu o chefe do Executivo espanhol no Twitter.

Também no Twitter, o rei Felipe 6º da Espanha condenou o atentado e afirmou que os autores são “assassinos, simplesmente uns criminosos que não vão nos aterrorizar”. “Toda a Espanha é Barcelona. Las Ramblas voltarão a ser de todos”, escreveu o monarca.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou condolências às vítimas do atentado e a seus familiares, reiterando que os americanos sempre apoiarão o povo espanhol. “Michelle e eu estamos pensando nas vítimas de Barcelona e suas famílias. Nós americanos sempre apoiaremos nossos amigos espanhóis. Um abraço”, escreveu o ex-mandatário estadunidense em sua conta no Twitter, ao condenar o ataque ocorrido na capital catalã.


Minutos antes, o presidente dos EUA, Donald Trump, condenou o ataque terrorista e ofereceu ajuda às autoridades espanholas na investigação, ao mesmo tempo em que pediu que os cidadãos do país sejam “firmes e fortes” na luta contra o terrorismo.

O governo brasileiro afirmou que “deplora veementemente” o ataque terrorista e “reitera sua condenação a todo e qualquer ato de terrorismo, qualquer que seja sua motivação, ao mesmo tempo em que expressa, consternado, seu sentimento de pesar às famílias das vítimas e estende votos de plena e rápida recuperação aos feridos”.

A primeira-ministra britânica, Theresa May, escreveu que “o Reino Unido está solidário com a Espanha contra o terrorismo”.

O porta-voz da chanceler alemã Angela Merkel classificou de revoltante o ataque na cidade espanhola. “Sentimos uma profunda tristeza pelas vítimas do revoltante ataque cometido em Barcelona. A nossa solidariedade e amizade para com o povo espanhol”, escreveu Steffen Seibert no Twitter.

O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que seus pensamentos estão com as vítimas. “Solidariedade da França para as vítimas do trágico ataque em Barcelona. Permaneceremos unidos e determinados”, afirmou Macron. (Com agências internacionais)

apoio_04