Terremoto deixa ao menos dois mortos e dezenas de feridos na Ilha de Ischia, no Golfo de Nápoles

Destino muito procurado por turistas europeus durante o verão, a Ilha de Ischia, no Golfo de Nápoles, foi alvo de um terremoto de 4,0 graus na escala Richter, que deixou duas pessoas mortas e dezenas de feridos. O abalo ocorreu na noite de segunda-feira (21), às 20h57 (horário local), e o epicentro foi detectado a 10 km de profundidade.

Imagens divulgadas pela imprensa italiana revelam danos em casas e edifícios, o que exigiu a ação imediata dos socorristas em várias cidades da ilha localizada no Mar Tirreno. Em Casamicciola, cidade ao norte da ilha, o fornecimento de energia elétrica foi interrompido em vários locais .

Na cidade de Lacco Ameno, também na mesma região, o Hospital Rizzoli foi esvaziado por determinação das autoridades após a constatação de rachaduras no edifício, segundo informações do jornal “Corriere della Sera”.

O primeiro a ser resgatado pelos bombeiros da Ilha de Ischia foi um bebê de apenas sete meses. As equipes de resgate continuavam trabalhando nos escombros para resgatar outras duas crianças.

De origem vulcânica e distante 35 quilômetros de Nápoles, Ischia é conhecida não apenas por sua beleza natural, mas por suas águas e lamas com propriedades terapêuticas, desfrutadas nas muitas termas existentes na ilha. Nessa época do ano, férias na Europa, a ilha italiana recebe um número maior de turistas, o que leva as autoridades a não confirmarem o número de vítimas do terremoto.


Atividade sísmica

De acordo com a agência de notícias Ansa, vários pequenos terremotos foram registrados ao longo da segunda-feira em distintas regiões da Itália. O mais forte dos abalos, de magnitude 2.9 na escala Richter, ocorreu na província de Perúgia, capital da Úmbria, centro da península italiana. Essa região vem sofrendo com seguidos abalos sísmicos desde 24 de agosto de 2016.

Também na Itália Central, na cidade de Arquata del Tronto, que teve um distrito devastado pelo terremoto de um ano atrás, foi registrado abalo de 2,3 graus às 5h37 (hora local). Na região Norte, mais precisamente em Florença (Toscana), moradores foram surpreendidos durante a madrugada com um terremoto de 2,3 graus.

A ocorrência de terremotos é frequente na Itália, uma vez que o país encontra-se situado sobre as placas tectônicas Eurasiática e Africana, constantemente em choque. Essa intensa atividade sísmica vem provocando uma sequência de abalos no centro da Itália que já dura há um ano e deixou pelo menos 333 mortos, além de ter causado danos calculados em mais de 20 bilhões de euros. (Com agências internacionais)

apoio_04