Assessores da Casa Branca usam e-mails pessoais e obrigam o bufão Trump a provar do próprio veneno

Que Donald Trump é um fanfarrão contumaz todos sabem, mas o presidente dos Estados Unidos começa a experimentar um pouco do próprio veneno.

Durante a corrida à Cassa Branca, em 2016, Trump disse que sua adversária, a democrata Hillary Clinton, deveria estar presa por usar e-mail privado para tratar de assuntos secretos do governo norte-americano. Esse assunto reverberou durante a disputa presidencial, a ponto de Donald Trump ter prometido escalar um promotor para enquadrar criminalmente a então candidata democrata.

Agora, entre as muitas bizarrices que brotam na Casa Branca, Trump foi mais uma vez vítima de seus assessores, que usaram e-mails privados para tratar de assuntos sigilosos do governo dos Estados Unidos. A informação é do jornal “The New York Times”, que lista entre os transgressores Steve Bannon, ex-estragegista do governo Trump, Reince Priebus, ex-chefe de gabinete, Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, e Jared Kushner, o “primeiro genro”. Ivanka e o marido são assessores da Casa Branca.

Integrantes do governo afirmam que, usando e-mails pessoais, os seis respondiam a pedidos de entrevistas feitos por jornalistas e outras mensagens correlatas. Exceto Kushner, que tem domínio próprio hospedado no servidor GoDaddy, os demais usavam contas gratuitas. Em suma, Kushner escolheu um servidor pouco seguro para hospedar sua página pessoal.


O uso de contas privadas de e-mails por integrantes do governo dos EUA para assuntos oficiais não é ilegal, mas as mensagens devem ser também enviadas aos servidores do governo para o devido arquivamento.

O escândalo foi reconhecido pelo governo de Donald Trump logo após o Departamento de Justiça requisitar as mensagens dos assessores da Casa Branca investigados por suposta relação da equipe de campanha do republicano com pessoas ligadas ao governo de Moscou.

Segundo assessores do governo Trump, o caso em questão difere do de Hillary Clinton, que usava sua conta pessoal de e-mail para todas as comunicações, sendo que muitas das mensagens não foram encaminhadas ao servidor oficial para arquivamento. De acordo com integrantes da Casa Branca, os assessores de Trump usaram e-mails privados esporadicamente. Algo como comparar um criminoso que esfaqueia a vítima com outro que mata alguém com a ponta da faca.

A porta-voz da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, disse na segunda-feira (25) que todos os integrantes do governo foram orientados a usar as contas oficiais. “Eles ainda foram orientados a encaminhar todas as mensagens relacionadas a trabalho recebidas em contas pessoais para as contas oficiais do governo.” (Com agências internacionais)

apoio_04