Campanha contra armas nucleares recebe Prêmio Nobel da Paz de 2017

(B. Pedersen – DPA)

Foi anunciado nesta sexta-feira (6), em Oslo, capital da Noruega, que o Prêmio Nobel da Paz será entregue à Campanha Internacional pela Abolição de Armas Nucleares (Ican), coalizão da sociedade civil que promove a adesão e a implementação do Tratado para Proibição de Armas Nucleares.

“A organização está recebendo o prêmio por seu trabalho para chamar a atenção às consequências humanitárias catastróficas de qualquer uso de armas nucleares e para seus esforços inovadores para conseguir uma proibição baseada em tratados”, disse a presidente do Comitê Norueguês do Nobel, Berit Reiss-Andersen.

Mais de 70 anos após bombas atômicas devastarem as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki e com a intensificação das tensões na esteira da crise na península coreana, o comitê do Nobel procurou destacar os esforços incansáveis da Ican para livrar o planeta das armas nucleares.

“Vivemos num mundo onde o risco de armas nucleares serem utilizadas é mais elevado do que nunca. Alguns países modernizaram os respectivos arsenais nucleares e o perigo de mais países procurarem tê-los é real, como é o caso da Coreia do Norte”, disse Reiss-Andersen. Por isso, ela apelou às potências nucleares para que incentivem “negociações sérias” visando a eliminação das quase 15 mil armas atômicas espalhadas ao redor do globo terrestre.


Fundada em 2007, em Viena, à margem de uma conferência internacional sobre o Tratado de Não Proliferação Nuclear, a Ican tem mobilizado ativistas e celebridades para sua causa. A Ican é formada por uma convergência de 300 organizações não governamentais de cerca de 100 distintos países.

A coalizão tem sido a principal força a pressionar países para que se comprometam a cooperar com todas as partes interessadas em esforços para proibir e eliminar armas nucleares. Até então, 108 estados aceitaram o chamado Compromisso Humanitário (Humanitarian Pledge).

Além disso, o grupo teve participação fundamental na adoção de um tratado histórico de proibição de armas nucleares, assinado por 122 países-membros da ONU em julho. No entanto, o acordo foi em grande parte simbólico, uma vez que não contou com a assinatura de nenhuma das nove potências nucleares mundiais conhecidas.

O movimento Ican receberá o prêmio, composto por uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de nove milhões de coroas suecas (US$ 1,1 milhão), em uma cerimônia na capital norueguesa, em 10 de dezembro – aniversário da morte em 1896 do criado do prêmio, o filantropo sueco Alfred Nobel, inventor da dinamite. (Com agências internacionais)

apoio_04