Estados Unidos e Coreia do Sul iniciam maior manobra aérea conjunta

A Coreia do Norte informou, no domingo (3), que os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão sempre “prontos para guerra”, na véspera do maior exercício aéreo conjunto entre americanos e sul-coreanos até ao momento.

A manobra “Vigilant Ace” foi deflagrada nesta segunda-feira e deve durar cinco dias. A operação militar contará com a participação de mais de 230 aviões dos dois países, incluindo 12 caças com revestimento “invisível” dos EUA (seis F-22 e seis F-35), além de outros seis EA-18G Growler, caças-bombardeiros projetados para a chamada “guerra eletrônica”.

Este exercício conjunto acontece pouco tempo depois do lançamento pela Coreia do Norte de um míssil balístico intercontinental, que poderia chegar aos Estados Unidos. Apesar de a manobra haver sido planejada antes de o míssil norte-coreano ser lançado na última quarta-feira, causou estranheza o número de aviões enviado pelo Pentágono.

A operação faz parte do acordo firmado em outubro entre Washington e Seul para ampliar a “presença rotacional” de ativos estratégicos americanos na península coreana. O objetivo é pressionar Pyongyang para que o regime de Kim Jong-un volte à mesa de negociações e desista de transformar o país numa potência nuclear.

Durante os exercícios, os aliados simularão ataques contra falsas instalações nucleares norte-coreanas e contra plataformas que seriam usadas por Pyongyang para lançar seus mísseis.


Corrida contra o tempo

Em comunicado divulgado pela agência estatal KCNA, o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte condenou duramente o novo exercício militar entre Washington e Seul.

“As manobras são de uma escala e de uma natureza sem precedentes nas simulações de combates e no número de ativos estratégicos americanos envolvidos, incluindo caças F-35 e F-22”, informou o governo de Pyongyang por meio de nota.

“A equipe de Donald Trump está pedindo a gritos por uma guerra nuclear ao realizar uma arriscada aposta na península coreana”, destacou o comunicado divulgado pelo governo do ditador Kim Jong-un.

O assessor de Segurança Nacional da presidência americana, H.R. McMaster, disse que a possibilidade de uma guerra com a Coreia do Norte está aumentando. “Eu acho que [a possibilidade de guerra] está aumentando todos os dias, o que significa (…) que estamos numa corrida para resolver o problema”, declarou McMaster numa conferência.

“Há maneiras de lidar com esse problema fora de um conflito armado, mas é uma corrida que se aproxima cada vez mais [do seu propósito], não resta muito tempo”, sublinhou o assessor de Trump. (Com agências internacionais)

apoio_04