Lava-Jato: TRF-4 julgará em janeiro o petista Lula no caso do triplex que rendeu condenação à prisão

Responsável na segunda instância do Judiciário pelas ações penais decorrentes da Operação Lava-Jato, o Tribunal Federal Regional da 4ª Região (TRF-4), com sede em Porto Alegre, julgará em 24 de janeiro o caso do ex-presidente Lula que tem o polêmico apartamento triplex no Guarujá na pauta.

Nesta terça-feira (12), o desembargador Leandro Paulsen, do TRF-4, solicitou à secretaria da 8ª Turma o agendamento do julgamento. Paulsen é o revisor do voto do desembargador João Pedro Gebran Neto, relator do caso, cujo voto demorou menos de dois meses.

A cara defesa de Lula, por questões óbvias, contestou a celeridade do processo, mas os advogados do petista não conseguem perceber que uma decisão tomada mais cedo pode ser benéfica ao ex-presidente em caso de novos recursos. O único problema para o petista-mor é que no caso de confirmação da sentença a sua inelegibilidade com base na Lei da Ficha Limpa é ato contínuo.


Desde a condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro – nove anos e seis meses de prisão – até o início da tramitação da ação penal no TRF-4 foram 42 dias. Isso mostra que a celeridade da Justiça está de acordo com o que espera a população brasileira.

“Pelo levantamento que fizemos, foi uma tramitação recorde. O que está em discussão é a isonomia de tratamento dada a Lula. Ele deveria ser tratado como todos os outros réus”, diz Cristiano Zanin, o pirotécnico advogado de Lula.

A decisão do desembargador Leandro Paulsen está de acordo com a lei e não viola o amplo direito de defesa. Os advogados do protagonista do Petrolão apostavam na demora do Judiciário para garantir o registro da eventual candidatura do petista, que deseja concorrer à Presidência em 2018.

Com isso, Lula poderá continuar vociferando discursos mentirosos nas caravanas Brasil afora, afirmando que muitos tentam impedir sua candidatura à Presidência da República. O Brasil assiste ao estrito cumprimento da lei, mas os operadores da cleptocracia implantada no País pelo PT insistem em distorcer a verdade.

QUER SABE MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? CONFIRA O VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias do governo federal sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04