Justiça dos Estados Unidos condena sobrinhos do ditador Nicolás Maduro a 18 anos de prisão

Um tribunal em Nova York condenou, na quinta-feira (14), dois sobrinhos da primeira-dama da Venezuela, Cilia Flores, a 18 anos de prisão por tráfico de drogas. Franqui Francisco Flores de Freitas, de 33 anos, e Efraín Antonio Campo Flores, de 31 anos, foram acusados de tentar transportar 800 quilos de cocaína para os Estados Unidos.

O juiz Paul Crotty anunciou a sentença depois que os venezuelanos pediram desculpas pelo crime. Ambos também foram condenados a pagar uma multa de US$ 50 mil cada.

De acordo com o juiz, a defesa dos parentes do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, alegou que seus clientes eram novatos no tráfico de drogas e nunca haviam transportado qualquer tipo de substância ilegal.

Os dois venezuelanos haviam sido declarados culpados no dia 18 de novembro de 2016, no entanto, a sentença foi decidida apenas na segunda fase do julgamento, que terminou na quinta-feira.

Freitas e Campos Flores foram presos em Porto Príncipe, no Haiti, em operação que envolveu a polícia local e a agência americana antidrogas (DEA), em meados de novembro de 2015. De lá, eles foram levados para Nova York, onde estão presos desde então.


A dupla foi acusada de participar, em outubro de 2015, de reuniões na Venezuela para organizar o envio da cocaína aos Estados Unidos, através de Honduras. Segundo as autoridades, os dois pretendiam transportar 800 quilos de cocaína.

No momento da prisão, Campos Flores se identificou como afilhado do presidente Nicolás Maduro. Ele seria filho de uma irmã já falecida da primeira-dama e foi parcialmente criado pela tia.

Na época, o tiranete Nicolás Maduro condenou as prisões dos sobrinhos e, além de negar as acusações, classificou-as como campanha de difamação destinada a manchar seu governo socialista. Maduro é um farsante truculento, que tenta esconder a verdade com discursos contra o governo de Washington, como se alguns parceiros da Venezuela não agissem de maneira similar.

O truculento Nicolás Maduro não tinha outra opção, a não ser desqualificar as prisões, pois seu governo está infestado de pessoas ligadas ao tráfico internacional de drogas, algumas na alça de mira de autoridades de outros países.

Dois destacados exemplos dessa virulência bolivariana são Diosdado Cabello, acusado de integrar o Cartel de lós Soles, que controla as principais rotas de tráfico de drogas que chegam aos EUA, e o vice-presidente do país, Tareck El Aissami, inserido na lista de principais traficantes internacionais pelo Tesourou americano. (Com agências internacionais)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04