Gigante americana Boeing negocia parceria com a brasileira Embraer

A fabricante norte-americana de aviões Boeing e a brasileira Embraer confirmaram, nesta quinta-feira (21), que estão negociando uma parceira, porém, ressaltaram que, no momento, não há garantia de um acordo. Qualquer transação precisará ser aprovada pelo governo brasileiro, que manteve seu poder de veto nas decisões da Embraer quando a privatizou há duas décadas.

“Boeing e Embraer confirmaram que as duas companhias encontram-se em tratativas em relação a uma potencial combinação de seus negócios, em bases que ainda estão sendo discutidas. Não há garantia de que qualquer transação resultará dessas discussões”, divulgaram as fabricantes em comunicado conjunto.

O comunicado afirma ainda que as duas empresas não pretendem, por enquanto, fazer comentários adicionais a respeito das discussões.

A confirmação sobre a negociação foi feita após o jornal americano “The Wall Street Journal” noticiar que a gigante Boeing pretendia adquirir a empresa brasileira.


A fusão entre a Boeing e a Embraer seria uma resposta da companhia americana ao anúncio da união entre a Airbus e a canadense Bombardier, quarta maior fabricante de aeronaves do planeta e principal adversária da Embraer no mercado de aviões para voos regionais, feito há dois meses.

O presidente Michel Temer aprovou as negociações entre as empresas, mas descartou a venda da Embraer. O governo teria sido pego de surpresa sobre as conversas entre as fabricantes de aeronaves. Apesar da privatização em 1994, o governo brasileiro possui na Embraer uma golden share que lhe confere o poder de dar o aval sobre as decisões da empresa.

Com valor de mercado estimado em US$ 3,7 bilhões, a Embraer é a terceira maior fabricante global de aviões e, ao lado da Bombardier, líder no mercado de jatos regionais. Os rumores sobre as negociações elevaram em mais de 21% os valores das ações da empresa na Bovespa. Já na Bolsa de Nova York, as ações subiram 26%. (Com agências de notícias)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04