Com Haddad indiciado e Gleisi Hoffmann a um passo da condenação, campanha de Lula fica completa

Afundando de forma ininterrupta no lamaçal que emerge do Petrolão, maior esquema de corrupção de todos os tempos, o Partido dos Trabalhadores continua enfrentando os efeitos colaterais da Operação Lava-Jato.

A Polícia Federal indiciou, nesta segunda-feira (15), o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, por crime de caixa dois – falsidade ideológica eleitoral – na campanha à prefeitura paulistana em 2012.
Mais seis pessoas também foram indiciadas: Chico Macena, coordenador da campanha de Haddad; João Vaccari Neto, que atuou como tesoureiro; Francisco Carlos de Souza, ex-deputado pelo PT e conhecido como Chicão; e outras três pessoas ligadas a uma gráfica que prestou serviços para a campanha do ex-prefeito.

A campanha de Haddad, prefeito entre 2013 e 2016, era investigada na Operação Cifra Oculta, deflagrada em junho do ano passado como desdobramento da Lava-Jato para apurar a prática de crimes eleitorais e de lavagem de dinheiro em 2012, a partir de depoimentos de delação premiada do dono da UTC, Ricardo Pessoa.

“Ele narrou em sua colaboração premiada que efetuou pagamento à margem, em contabilidade paralela da campanha do então candidato à prefeitura Fernando Haddad. Esse pagamento foi operacionalizado pelo [doleiro] Alberto Youssef para uma gráfica aqui de São Paulo”, ressaltou o delegado Rodrigo de Campos Costa ao início da operação.

Segundo os relatos, foram feitos pagamentos por depósitos bancários e em espécie para gráficas no valor total de 2,6 milhões de reais. Algumas das empresas sob suspeita são ligadas ao ex-deputado Francisco Carlos de Souza, o Chicão.


Os pagamentos foram feitos, de acordo com o delegado, a pedido do então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. “Os valores pagos para essa gráfica eram muito superiores aos declarados ao tribunal eleitoral como quitação de campanha”, enfatizou Costa em 2017.

Em nota, a assessoria de Fernando Haddad afirmou, então, que “a gráfica citada, de propriedade do ex-deputado Francisco Carlos Souza, prestou apenas pequenos serviços devidamente pagos peça campanha e registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE)”.

No relatório de 32 páginas entregue nesta segunda-feira à Justiça Eleitoral, o delegado João Luiz Moraes de Rosa, da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor), afirma que “todo conjunto probatório colhido nos autos indica a prestação de serviços gráficos à campanha de Fernando Haddad por parte das empresas LWC e Cândido & Oliveira Gráfica LTDA. em valores acima daqueles declarados à Justiça Eleitoral, bem como o pagamento pela prestação desses serviços via empresas de fachada e recebimento de numerário em espécie, com origem ilícita”.

Após o indiciamento pela Polícia Federal, a Justiça deve decidir se segue adiante com a denúncia através de acusação formal, se solicita mais elementos por meio de novas investigações ou arquiva o caso.

Com o indiciamento de Fernando Haddad, a campanha de Lula, que poderá ir pelos ares no próximo dia 24 na esteira de decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), torna-se completa em termos de escândalos. Isso porque, além de Lula, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro na ação penal que versa sobre um apartamento triplex no Guarujá (litoral de São Paulo), a presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, é ré no STF por corrupção e outros crimes.

Considerando que o dissimulado Fernando Haddad é o coordenador da campanha de Lula, o País está diante de um trio mágico da corrupção.

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04