Terremoto atinge Portugal; réplicas do abalo foram sentidas em várias regiões do país

Um terremoto de 4,9 graus na escala Richter atingiu na manhã desta segunda-feira (15) várias regiões de Portugal, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O tremor foi sentido às 11h51 (horário local, 9h51 em Brasília) e teve epicentro a 6 quilômetros da Vila de Arraiolos, no distrito de Évora. Segundo o IPMA, não foram registrados danos materiais ou pessoais. Contudo, segundo o jornal português Correio da Manhã, parte do telhado de uma casa em Alcáçovas, Viana do Alentejo, caiu após o abalo sísmico.

O terremoto atingiu com maior intensidade a região de Elvas, onde, segundo o jornal Diário de Notícias, algumas escolas tiveram de ser esvaziadas. Em Arraiolos, o comandante do Corpo de Bombeiros local relatou ter sentido fortes abalos.

Nas redes sociais, relatos davam conta que o terremoto foi sentido também em Lisboa, Viseu, Faro, Coimbra e Porto, entre outras cidades.


O tremor também atingiu algumas regiões da Espanha. Em uma biblioteca universitária na cidade espanhola de Badajoz, o abalo foi sentido com tanta força que um vídeo foi gravado para mostrar o que se passava no local.

Fernando Carrilho, do IPMA, confirmou ao Correio da Manhã que foram registradas ao menos quatro réplicas após o terremoto com epicentro em Arraiolos. Considerado o maior dos últimos vinte anos em Portugal, o abalo sísmico foi sentido em todo o território nacional. Segundo o IPMA, novas réplicas poderão ocorrer nas próximas horas.

Também de acordo com o IPMA, sete distritos de Portugal estão sob alerta amarelo devido à previsão de forte agitação marítima: Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa. O aviso ressalta a previsão de até 5 metros de altura. O alerta amarelo é emitido sempre que há situação de risco para atividades que dependem das condições meteorológicas.

apoio_04