Suspensão da posse de Cristiane Brasil é gota de moralismo em país tomado pela corrupção

Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia decidiu manter a suspensão da posse de Cristiane Brasil (PTB) no Ministério do Trabalho, após decisão favorável do Superior Tribunal de Justiça (STJ) à petebista.

A ministra Cármen Lúcia decidiu a partir de recurso impetrado por advogados trabalhistas, que desde o início da batalha alegam o princípio da moralidade (artigo 37 da CF) para impedir a posse de Cristiane Brasil.

Como afirmou o UCHO.INFO em matérias anteriores um governo com baixa aprovação e alvo de denúncias de corrupção, como o do presidente Michel Temer, não deveria se submeter a constrangimentos dessa ordem, especialmente porque o PTB poderia indicar outro nome para comandar a pasta do Trabalho.

Ademais, não fosse a ingerência perniciosa do ex-senador José Sarney nas questões do governo, o deputado federal Pedro Fernandes (PTB-MA) já estaria à frente do Ministério do Trabalho. Um governo que se rende à pressão purulenta de um político do naipe de Sarney não merece crédito e muito menos respeito.


Em relação à suspensão da posse da deputada licenciada Cristiane Brasil, os autores da ação deveriam deixar de lado a hipocrisia, pois há no País um sem fim de políticos que passam a léguas de distância do tal princípio da moralidade.

Não há dúvida de que o Brasil precisa ser passado a limpo com a devida urgência, extirpando da cena política muitas figuras canhestras e envolvidas em escândalos de todos os matizes, mas não será a fórceps e da noite para o dia que essa mudança acontecerá.

Se Cristiane Brasil violou o que determina a legislação trabalhista vigente e foi processada no âmbito da Justiça do Trabalho, ao ter cumprido a decisão judicial a parlamentar tornou-se apta a ocupar qualquer cargo público.

Passível de questionamento e investigação está a forma como foi quitado o acordo selado na Justiça. Se de fato Cristiane Brasil usou parte da verba de gabinete – leia-se recursos públicos – para cumprir o acordo financeiro determinado pelo Juízo, que isso seja provado e, assim, sendo, sua posse como ministra seja suspensa.

Considerando que a tônica do imbróglio em questão é moralidade pública, o melhor é recomeçar o Brasil do zero, desde 1500, quando o português Pedro Álvares Cabral descobriu a terra que ao longo dos séculos se transformou em paraíso dos corruptos.

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04