Dow Jones tem queda histórica e arrasta bolsas ao redor do planeta

O índice Dow Jones Industrial fechou em forte baixa (4,6%), nesta segunda-feira (5), após conseguir se recuperar de retrocesso muito maior registrado uma hora antes do fechamento do pregão, em meio à expectativa de aumento nas taxas de juro dos Estados Unidos.

O principal indicador da Bolsa de Nova York caiu 1.175,21 pontos, para 24.345,75. O seletivo S&P 500 caiu 4,10%, para 2.648,94, enquanto o índice composto da Nasdaq recuou 3,78% e fechou aos 6.967,53 pontos.

No pior momento da sessão, o Dow Jones Industrial chegou a cair 1.597 pontos. No pregão anterior, o de sexta-feira, o mesmo índice tinha fechado com queda de 666 pontos.

A queda desta segunda-feira é a maior em pontos já registrada na história centenária deste indicador, que começou o ano com quase 25 mil pontos. A sessão se concentrou nas vendas durante grande parte do dia, que aumentaram nas três últimas horas, especialmente nos últimos 60 minutos, quando a queda do Dow Jones passou rapidamente de 700 para quase 1.600 pontos.

Com o segundo resultado negativo, o índice zerou os ganhos acumulados neste ano. A queda percentual de 4,6% é a maior registrada desde agosto de 2011.

Analistas disseram que os desempenhos negativos respondem a uma correção após os avanços registrados nas últimas semanas. Neste ano, o Dow Jones bateu 11 recordes, enquanto o S&P 500 marcou 14 e o índice da Nasdaq, 13.

Desde a última sexta-feira (2), os analistas já consideravam que esses avanços eram insustentáveis, o que justifica as quedas mais recentes. No entanto, os especialistas insistem que não há risco de uma recessão, já que cerca de 80% das companhias incluídas no S&P 500 que informaram seus resultados trimestrais nos últimos dias obtiveram lucros que superaram as expectativas do mercado.


Nenhuma das empresas incluídas no índice Dow Jones escapou de fechar em números vermelhos, sendo a Apple a que registrou o melhor desempenho, com baixa de 2,5%. Por sua vez, as quedas mais significativas foram as dos papéis de Boeing (-5,74%), ExxonMobil (-5,69%) e Home Depot (-5,60%).

Também sofreram fortes perdas outros títulos que costumam movimentar bastante o mercado e que não estão incluídos no Dow Jones, como Amazon (-2,79%) e Facebook (-4,74%).

Efeito dominó

O movimento de venda de ações aumentou as perdas registradas na sexta-feira e se espalhou por Bolsas na Europa, Ásia e América Latina. Na esteira dessa queda, em São Paulo, o Ibovespa acompanhou a queda do mercado acionário norte-americano, mas em ritmo menos assustador. O índice do mercado acionário brasileiro fechou em baixa de 2,59%, aos 81.861,08 mil pontos.

A Bolsa de Londres recuou 1,46% na segunda-feira, enquanto em 2018 acumula desvalorização de 4,6%. A Bolsa de Paris teve queda de 1,48% – no ano, a baixa é de 0,5%. Em Frankfurt, o DAX perdeu 0,76%, e no ano registra recuo de 1,78%.

Milão (-1,64%), Madri (-1,44%) e Lisboa (-2,02%) também recuaram. Contudo, no corrente ano estão no positivo: sobem, respectivamente, 4,4%, 0,2% e 0,5%. (Com agências internacionais)

QUER SABER MAIS SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA? ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO

Ciente da importância da reforma da Previdência Social, cuja aprovação é primordial para o equilíbrio das contas públicas e para acabar com os privilégios de uma minoria abastada, o UCHO.INFO está veiculando as campanhas publicitárias sem qualquer contrapartida financeira. Tal decisão baseou-se no nosso compromisso de fazer jornalismo sério e de qualidade, levando a cada brasileiro a verdade dos fatos e a melhor informação.

apoio_04