Gleisi abusa do devaneio ao dizer que Lula é preso político e está “isolado em regime de solitária”

Presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e mencionada nas planilhas de propinas da Odebrecht sob o sugestivo codinome “Amante”, a senadora paranaense Gleisi Helena Hoffmann não tem limites quando o assunto é devaneios políticos.

Guindada ao comando da legenda para atuar como para-choque de Lula, a senadora insiste na cantilena de que o alarife do Petrolão é preso político e está recolhido em uma solitária. É importante salientar que Lula é um político preso – não o contrário – por corrupção e lavagem de dinheiro, crimes comuns.

Tomando por base o que determina a Constituição Federal no artigo 5º (caput) – “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” –, ninguém está acima legislação, que deve ser aplicada em sua inteireza, longe de privilégios e interpretações de ocasião.

Em entrevista à revista Fórum, Gleisi Helena não esconde o servilismo barato a que se submete apenas e tão somente para defender um criminoso que comandou o maior e mais acintoso esquema de corrupção de todos os tempos. “É difícil dizer que uma pessoa que está presa esteja bem. O presidente Lula não deveria estar lá, porque é inocente. O que nós temos é uma prisão política”, disse a senadora.

Se de fato Lula é inocente, como garante a presidente do PT, sua inocência deveria ter sido provada ao longo da ação penal que teve na proa o polêmico apartamento triplex no Guarujá, no litoral paulista. E não foi por falta de oportunidade, pois os advogados do petista-mor tiveram todas as oportunidades para provar sua inocência. E se não o fizeram é porque faltou elementos para tal.

Gleisi sequer cora as maçãs do rosto ao discorrer sobre o finório que levou o Brasil à mais grave crise institucional da história. “Agora, ele é um herói, um guerreiro, uma pessoa forte, firme, e sabe o papel que tem diante do Brasil, do povo brasileiro. Ele está com muita força para enfrentar essa situação e, ao enfrentá-la, ele sabe que estará lutando pelos direitos do povo”, declarou a petista paranaense.


Trata-se de ousadia desmedida afirmar que Lula “estará lutando pelos direitos do povo’, quando na verdade vilipendiou os direitos dos cidadãos ao não apenas endossar o esquema de corrupção desmontado pela Operação Lava-Jato, mas dele ter se beneficiado de maneira impressionante.

O enredo rocambolesco criado pelo PT para transformar Lula em vítima chega a ser nauseante. Como se o ex-presidente estivesse preso em uma masmorra, os “companheiros” tentam manter o cacife do partido com ilações que beiram a ignorância. E a senadora petista não economizou palavras para demonstrar o viés ridículo de sua postura ao defender Lula.

“Nós que ficamos mais tristes em vê-lo naquela condição de estar confinado em um lugar praticamente isolado, numa solitária, porque não permitem visitas ao presidente. Hoje, ele recebe só os advogados e a família uma vez por semana e nenhuma outra visita foi autorizada.”

A presidente do PT, assim como todos os “camaradas”, precisa compreender que Lula é um criminoso condenado à prisão e que a cela “VIP” em que se encontra está longe de ser uma solitária. De igual modo, a sala preparada especialmente para receber o ex-metalúrgico nem de longe traduz a realidade do sistema penitenciário nacional.

Se a senadora acredita que Lula está em isolamento, que solicita a transferência de seu mentor para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba ou para o Complexo Médico-Penal de Pinhais, na região metropolitana da capital paranaense.

Lula não está em uma colônia de férias, por isso as visitas devem acontecer debaixo de regras. E que nenhum parlamentar da esquerda ouse criar novas comissões especiais do Congresso para verificar as condições da cela em que se encontra o ex-presidente, pois o truque tornou-se conhecido e não mais convence.

apoio_04