Copa da Rússia: em crise múltipla e profunda, Brasil decide parar em dias de jogos da seleção

O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão publicou, nesta segunda-feira (4), portaria no Diário Oficial da União para regulamentar o funcionamento de órgãos públicos da administração direta (ministérios) e indireta (fundações e autarquias) nos dias de jogos da seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo Fifa 2018. O torneio começa no próximo dia 14 de junho, na Rússia.

A portaria, assinada pelo ministro Esteves Colnago, estabelece que nos dias em que os jogos do Brasil se realizarem pela manhã, o expediente só terá início a partir das 14h. Já nos dias em que os jogos se realizarem à tarde, o expediente começará de manhã e se encerrará às 13h.

De acordo com a decisão da pasta, as horas não trabalhadas deverão ser compensadas até o dia 31 de outubro. Os agentes públicos também deverão observar os turnos de funcionamento dos órgãos e entidades, além da preservação integral do funcionamento de serviços considerados essenciais, determina a portaria.

Bancos

Bancos e instituições financeiras poderão alterar o horário de atendimento ao público nos dias de jogos da seleção brasileira, segundo informação divulgada pelo Banco Central em maio. A autorização é adotada pelo BC desde o mundial de futebol de 2006.

O BC informou também que nos dias em que a seleção entrar em campo as agências poderão reduzir seu atendimento para quatro horas – a regra atual impõe funcionamento mínimo de cinco horas.

Os bancos também estão dispensados de realizar atendimento ininterrupto, ou seja, poderão fechar as agências por um período e reabrir após as partidas da seleção. Caso adotem horário diferenciado, os bancos deverão informar os clientes por meio de cartazes, com antecedência mínima de dois dias úteis.


Pão e circo

A léguas de distância do falso patriotismo que brota apenas em jogos da seleção, ocasião em que os brasileiros se emocionam e choram, este portal, como sempre, torcerá para que o onze verde-louro tropece no máximo na segunda fase da competição. Somente assim o Brasil retornará à sua dura realidade, em ano de eleições gerais e demais eventos.

Os jogos da seleção brasileira de futebol não podem funcionar como anestésico da consciência popular, pois o complexo cotidiano nacional há de continuar na mesma toada: crise econômica, desemprego, escândalos de corrupção, populismo barato, candidatos messiânicos e outros quetais.

Ademais, enquanto o Brasil cruzar os braços para consumir o sonho dourado vendido pela seleção, o pesadelo das contas e obrigações continuará avançando de forma implacável.

Calendário

O Brasil estreia na Copa contra a Suíça, no dia 17 de junho, um domingo, às 15h, no horário de Brasília, pelo grupo E da competição. A segunda partida será contra a Costa Rica, no dia 22 de junho, sexta-feira, às 9h.

O jogo de encerramento da fase de grupos será no dia 27, quarta-feira, contra a Sérvia, às 15h. Se chegar às semifinais ou à grande final, no dia 15 de julho, o Brasil ainda poderá jogar outras quatro vezes. A definição das datas dos confrontos das fases seguintes depende da posição do país na fase de grupos.

apoio_04