União Europeia alerta os Estados Unidos contra sobretaxas à importação de automóveis

A União Europeia (UE) alertou os Estados Unidos de que a imposição de tarifas ao setor automobilístico pode causar sérios danos à própria economia americana, além de provocar medidas de retaliação por parte de Bruxelas.

Uma carta enviada pela Comissão Europeia ao Departamento de Comércio dos EUA, cujo conteúdo foi divulgado nesta segunda-feira (2), alertava sobre as consequências de novas sobretaxas que o presidente americano, Donald Trump, ameaça impor a veículos europeus, e o agravamento da crise entre os antigos aliados.

“Análises econômicas confirmam que o aumento das tarifas sobre esses produtos será prejudicial, sobretudo, para a economia americana”, afirma a carta.

Segundo a Comissão Europeia, as prováveis medidas retaliatórias da UE poderiam gerar prejuízos de até 294 bilhões de dólares à economia americana, valor que corresponde a 19% das exportações dos EUA em 2017.

Segundo a carta, enviada a Washington na última sexta-feira, as empresas automobilísticas europeias contribuem enormemente para a economia do país.

“Em 2017, as empresas da UE com base nos EUA produziram cerca de 2,9 milhões de automóveis, o que corresponde a 26% da produção americana”, diz o documento.


Essas empresas geraram 120 mil empregos diretos nas fábricas americanas, afirma a Comissão, destacando instalações nos estados da Carolina do Sul, Alabama, Mississipi e Tennessee, regiões no sul do país onde Trump conta com grande apoio.

A política americana “prejudica o comércio, o crescimento e os empregos nos EUA e no exterior; enfraquece os laços com amigos e aliados”, diz Bruxelas, ressaltando que o tema desvia a atenção dos reais desafios econômicos globais.

Segundo a carta, as importações de veículos da UE pelos EUA são estáveis e “não ameaçam ou prejudicam o setor automobilístico americano”. A Comissão pede ainda que possa estar representada numa audiência pública sobre o tema que será realizada pelo Departamento de Comércio dos EUA nos dias 19 e 20 de julho.

“UE tão ruim quanto a China”

“A UE é, possivelmente, tão ruim quanto a China, apenas menor”, afirmou Trump à emissora americana Fox News neste domingo. “Eles nos mandam [automóveis] Mercedes, mas nós não podemos mandar nossos carros para lá. Veja o que estão fazendo com nossos produtos agrários. Tudo bem que eles têm seus fazendeiros […] mas nós não protegemos os nossos da forma que eles protegem os deles”, observou.

A provocação do americano foi o fator mais recente no agravamento das tensões comerciais que levaram a UE a impor tarifas comerciais a uma série de produtos importados dos EUA, como motocicletas Harley Davidson e calças jeans, em resposta à sobretaxa de Washington às exportações europeias de aço e alumínio.

O presidente chegou a criticar a lendária fábrica de motocicletas após a empresa declarar que planejava transferir parte de sua produção para a UE. “Não nos esqueceremos disso”, ameaçou o presidente.
A comparação com os chineses não caiu bem em Bruxelas, que buscam convencer o governo americano de que o verdadeiro perigo ao comércio justo é a China.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, visitará os EUA no final de julho para tentar buscar soluções para as tensões comerciais. “Temos que desdramatizar essas relações”, disse o chefe do Executivo europeu, no mesmo dia em que a carta de Bruxelas foi enviada a Washington. (Com agências internacionais)