Agressão verbal a Bolsonaro em aeroporto de SP é condenável e confirma polarização da sociedade

Sabem os leitores que o UCHO.INFO é contra o radicalismo e repudia qualquer tentativa de intimidação por conta de ideologia política ou atuação partidária. A democracia só existe a partir do equilíbrio de forças opostas, o que impede qualquer nação de ser alvo do totalitarismo, seja de direita ou de esquerda.

Cada vez mais obtusa e avessa ao bom senso, a elite brasileira deixa-se levar por um binômio perigoso e que atenta contra o Estado Democrático de Direito: radicalismo e intolerância. Não será com posições radicais que os problemas do País serão resolvidos, assim como é impossível viver sob um regime político que não tolera adversários. Em suma, ou a sociedade aceita conviver pacificamente em meio às diferenças, ou é preciso admitir que o caos há de avançar.

Na terça-feira (3), após reunião com empresários em São Paulo, o deputado federal Jair Bolsonaro, presidenciável do PSL, foi agredido verbalmente por uma mulher no aeroporto de Congonhas, momentos antes de embarcar com destino à Brasília. Diz a sabedoria popular ser impossível colher algo diferente daquilo que foi semeado, mas nada justifica agressões a esse ou aquele candidato.

Ultrarradical como nove entre dez populistas, Bolsonaro, por um lado, colhe o que plantou ao longo de anos de mandato parlamentar marcado por declarações estapafúrdias e intolerantes, mas por outro tem garantido o direito de ir e vir e à livre manifestação. Se alguma das suas irresponsáveis incursões avançou na seara do crime, que ele responda perante a Justiça por seus atos.


Assim como condenou os ataques públicos sofridos, tempos atrás, por petistas envolvidos no escândalo do Petrolão, este portal condena a tentativa da mulher que decidiu confrontar Jair Bolsonaro no aeroporto da capital paulista com violência verbal e comportamento duvidoso. Discordar das opiniões nada republicanas de Bolsonaro é um direito de qualquer cidadão – é um dever das pessoas de bom senso –, mas essas questiúnculas podem ser facilmente dirimidas nas urnas eleitorais (dependo do caso na Justiça).

De igual modo, o UCHO.INFO considera inaceitável a forma como Bolsonaro e seu entourage reagem a esses episódios. No caso em questão, Bolsonaro, em vídeo publicado no Youtube, afirmou que a mulher que o abordou estava drogada e alcoolizada. É preciso cuidado com determinadas declarações, pois não apenas bebidas alcoólicas ou entorpecentes causam descontrole comportamental. Alteração comportamental pode ser causada por uso de determinados medicamentos.

Bolsonaro está longe de ser adepto confesso de atitudes democráticas, mas está a vender à opinião pública um “bom-mocismo” que simplesmente inexiste. Um candidato que acredita que a solução dos problemas do País está no uso da força e no culto à intolerância não merece crédito, apesar de uma parcela da população estar decidida despejar votos no candidato do PSL.

A democracia brasileira é extremamente jovem, portanto tem pouca história, por isso não se pode querer a chamada “coisa pronta” como forma de escapar da árdua missão de acompanhar a política e seus fatos. Contudo, esse maniqueísmo binário que divide de maneira preocupante a opinião pública não levará o Brasil a lugar algum.