Serviço de TV por assinatura registra queda no País; crise econômica continua fazendo estragos

O serviço de TV por assinatura no país registrou uma redução de 787.513 contratos no período entre maio deste mês e o mesmo mês de 2017.

Apenas no mês de abril, houve queda de 52.307 contratos em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Ao todo, foram registrados 17.855.020 contratos de TV por assinatura em todo o País, no mês de maio deste ano.

De acordo com a agência reguladora, entre os motivos para a redução do serviço de TV por assinatura está a mudança de perfil dos usuários, que têm optado por provedores de filmes e séries via streaming, que oferecem um custo menor aos clientes.


Além das justificativas da Anatel, a queda no número de contratos reflete a realidade da economia, que ainda encontra dificuldades para superar os efeitos colaterais da maior crise da história nacional. Com a alta do desemprego e a desconfiança da opinião pública em relação ao futuro, corte de gastos passou a ser a tônica do cotidiano do brasileiro.

São Paulo ainda obtém o maior número contratos de TV por Assinatura em operação no país, 37,61% do total (6,7 milhões); seguido por Rio de Janeiro, com 13,56% (2,4 milhões); e Minas Gerais com 8,74% (1,5 milhões).

Nos últimos doze meses, o Piauí apresentou o maior percentual de crescimento, o estado registrou aumento de 5,09% (+4,3 mil) nos contratos em operação da TV por Assinatura; seguido do Maranhão com aumento de 3,02% (+5,3 mil); Tocantins com mais 1,43% (608 contratos); e Pará com mais 1,21% (3.794 contratos). Todos os outros estados apresentaram redução no saldo de contratos de TV por assinatura. (Com ABr)