Após anúncio de pré-candidatura, Datena desiste de concorrer ao Senado e retorna ao “Brasil Urgente”

Duas semanas após anunciar pré-candidatura ao Senado e disparar críticas a vários políticos, inclusive presidenciáveis, o apresentador José Luiz Datena desistiu nesta segunda-feira (9) de participar das eleições de outubro próximo. Sem divulgar comunicado oficial, Datena mas apareceu no programa “Brasil Urgente”, da Band.

De acordo com a legislação eleitoral, radialistas, apresentadores de programas, comentaristas e profissionais de comunicação que desejam se candidatar devem se afastar da grade de programação das emissoras até 30 de junho. A participação de José Luiz Datena foi a primeira desde o anúncio da sua pré-candidatura e filiação ao Democratas.

Em 27 de junho, o apresentador chegou a participar de evento do DEM para lançar sua pré-candidatura na coligação com o ex-prefeito de São Paulo, João Doria, candidato do PSDB ao Palácio dos Bandeirantes.


Nos últimos dias, Datena deu diversos sinais de que poderia não concorrer ao Senado. “A decisão ainda não está tomada”, disse o apresentador ao jornal “O Estado de S. Paulo”, em 7 de julho. Na campanha do aliado Doria, a expectativa nos últimos dias era de desistência, apesar de o tucano ter afirmado que o apresentador participaria da eleição ao Senado.

Nas duas últimas semanas, alguns episódios polêmicos marcaram a curta carreira política de José Luiz Datena. Logo no lançamento de sua pré-candidatura, o apresentador do “Brasil Urgente” aproveitou a ocasião para criticar a segurança pública no País e em São Paulo – o que gerou um mal-estar entre os tucanos, há décadas no comando da mais importante unidade da federação.

Em pesquisa Ibope de 29 de junho, Datena aparecia em segundo lugar com 23%, tecnicamente empatado com a senadora Marta Suplicy (MDB) com 22%. O vereador petista Eduardo Suplicy estava em primeiro lugar, com 29%.