O último adeus a Aretha Franklin, a Rainha do Soul

Aretha Louise Franklin, considerada a “rainha do soul” e um dos maiores ícones da música de todos os tempos, foi velada em Detroit na sexta-feira (31). A cerimônia contou com a presença de personalidades da política e meio artístico. A cantora morreu em 16 de agosto, aos 76 anos., vítima de um câncer de pâncreas.

O ex-presidente americano Bill Clinton entrou na igreja acompanhado de sua esposa, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, sob aplausos e permaneceu em silêncio ao lado do caixão aberto de Franklin, que usava um vestido dourado de lantejoulas e sapatos de salto.

Em discurso em homenagem à cantora, o reverendo Al Sharpton lembrou o seu lado ativista e afirmou que Aretha Franklin criou a trilha sonora do movimento dos direitos civis. “Ela nos deu orgulho. Ela representa o melhor da nossa comunidade”, destacou.

Sharpton leu ainda uma mensagem enviada pelo ex-presidente Barack Obama, que não pode comparecer ao velório. No texto, Obama afirma que, em sua música, a cantora “capturou alguns dos desejos humanos mais profundos, a afeição e o respeito”.

A cerimônia também contou com a presença de artistas renomados da indústria da música como Ariana Grande, Jennifer Hudson, Faith Hill, Chaka Khan, Smokey Robinson, Gladys Knight e Stevie Wonders, entre outros, além dos ativistas dos direitos civis Jesse Jackson e Al Sharpton e do prefeito de Detroit, Mike Duggan.

No velório, Ariana Grande cantou um dos maiores hits de Franklin, “(You make me feel like) A natural woman”.

O velório foi realizado na mesma igreja onde foi velada a ativista Rosa Parks. A cerimônia foi fechada ao público, mas uma multidão de fãs se reuniu do lado de fora, muitos deles vestidos em seus melhores trajes de igreja.


Após a cerimônia, o corpo será sepultado no Cemitério de Woodlawn, o mesmo onde estão vários membros da família da rainha do soul. Aretha Franklin será enterrada em um caixão feito de bronze sólido e banhado a ouro de 24 quilates, segundo o diário “Detroit Free Press”. Trata-se do mesmo estilo de caixão feito sob medida em que Michael Jackson e James Brown foram enterrados.

Aretha, que cantou nas cerimônias de posse dos ex-presidentes dos Estados Unidos Jimmy Carter, Barack Obama e Bill Clinton, além do funeral de Martin Luther King, lutava contra um câncer no pâncreas, e passou seus últimos momentos em sua casa em Detroit, cercada por amigos e familiares.

Rainha do soul

Filha de um pastor batista, a cantora nasceu em Memphis, Tennessee, e cresceu em Detroit. Seu pai era respeitado como um líder dos direitos civis e ativista do “orgulho negro”.

A música gospel que Aretha ouvia na igreja tornou-se a base de sua formação. Com uma voz poderosa e emotiva, ela integrou a vanguarda da música soul na década de 1960, junto a nomes como Otis Redding, Sam Cooke e Wilson Pickett.

Premiada com 18 Grammys e 25 discos de ouro ao longo da carreira, Aretha Franklin foi a primeira mulher a entrar para o Hall da Fama do Rock e foi nomeada em 2010 pela revista “Rolling Stone” a cantora número um da era do rock.

O auge de Aretha Franklin foi do início dos anos 1970, quando ela dominou as paradas musicais com sucessos como I never loved a man (the way I love you), Baby, I love you, Chain of fools, Think, (You make me feel like) A natural woman, Do-right woman, além do clássico Respect, sua marca maior.

/center>